quarta-feira, 11 de março de 2009

Atribuições da Liga Acadêmica

"Se um homem não descobriu algo por que morrer,
ele não está preparado para viver."
Martin Luther King

Uma liga acadêmica consiste em uma entidade sem fins lucrativos, não religiosa, apolítica com duração ilimitada. Criadas e organizadas por acadêmicos, professores e profissionais que apresentam interesses educacionais em comum. Fundamentam-se em atividades além das curriculares e possuem ações voltadas para o ensino e para educação médica. Não há um conceito rígido sobre o que é uma liga acadêmica, mas existem sim diretrizes fixas que devem ser adotadas.
É essencial que uma liga acadêmica seja primordialmente estudantil e que tenha em sua frente um grupo de estudantes dedicados a se aprofundar em determinado tema e sanar as demandas da população, objetivando sempre um comportamento profissional e buscando atingir nobres ideais científicos.
São atualmente reconhecidas e conhecidas na participação da educação médica no meio acadêmico em praticamente todo o território nacional brasileiro e costumam se relacionar com as especialidades médicas.
Não são apenas grupos de estudo. Objetivam desenvolver, de maneira equilibrada, ações nos três pilares da universidade: ensino, pesquisa e extensão.
Organizadas de forma estrutural, constituídas de uma diretoria administrativa e por membros efetivos.

A diretoria é responsável pela organização e administração das atividades, sendo composta por: presidente, vice-presidente, secretário, tesoureiro, diretor científico. Podendo ainda ser criado cargos conforme a necessidade do grupo cita-se: diretor de marketig, coordenador de práticas na comunidade, dentre outros que por ventura sejam necessários para o correto e bom funcionamento do grupo.
Os membros a preencher os cargos da diretoria devem sem eleitos com metade dos votos mais um. Para a candidatura o regimento pode prever normas como a permanecia por um ano na liga antes da candidatura, salvo em casos de fundação da liga. A diretoria é eleita anualmente.
Existe uma carga horária mensal mínima que gira em torno de quatro horas.
Pode haver a estipulação de uma mensalidade para suprir gastos eventuais decorrentes das reuniões, tais como: compra do livro de ata, gasto com eventos de simpósio de divulgação, caixa para auxiliar em campanhas de campo junto à população.
Deve haver um cadastro na direção da instituição que deve conter os dados, bem como os contatos de cada membro.
O número de participantes pode ser variável, mas comumente é adotado o número de quatorze membros e seis ouvintes, o que confere à liga um caráter de acadêmicos compromissados e comprometidos com a comunidade. Tanto os membros quanto os ouvintes possuem responsabilidades semelhantes, tais como pagar mensalidade, freqüência, apresentação de um artigo científico anual. Os residentes convidados podem funcionar como ouvintes devido a sua dificuldade de freqüência mediante ao cumprimento de plantões.
Ao sair da liga o membro tem direito a um certificado constando o tempo de permanência e a carga horária cumprida, bem como a estipulação de seu cargo na diretoria, caso o possua.
Uma liga deve possuir caráter multidisciplinar apesar de manter um profissional especializado pela respectiva área responsável pelos alunos. O profissional deve supervisionar e coordenar otimizando a realização das atividades e a elaboração das linhas de pesquisas científicas.
Todos os integrantes das Ligas são submetidos a normas ditadas pelo estatuto e são remanejados de acordo com a vontade de permanência sendo selecionados por prova e entrevista ou conforme os critérios adotados pela direção vigente.
Em caso de fechamento de uma liga recomenda-se que seu patrimônio fique para o diretório acadêmico.
É de suma importância que exista a freqüência de 75% como determinante de permanência no decorrer de um ano. Sendo excluído ainda o membro que possuir duas faltas consecutivas não justificadas.
As justificativas aceitas giram em torno de atividades curriculares obrigatórias e faltas devido a motivos de saúde do participante ou mesmo ainda em casos de luto.
Participar de um grupo pequeno, coeso e com inúmeras atribuições práticas é uma oportunidade extra-classe de caráter singular, voltada para promoção à saúde, educação, pesquisas o que contribui para o desenvolvimento científico mas acima de tudo estrutura o aprimoramento da arte médica.

Um comentário:

  1. Olá, será que vc poderia me esclarecer qual a função de cada membro da diretoria?
    Obrigada

    ResponderExcluir

Seu comentário será aprovado após moderação.
Obrigada pela contribuição!