Uma liga acadêmica consiste em uma entidade sem fins lucrativos, não religiosa, apolítica com duração ilimitada. Criadas e organizadas por acadêmicos, professores e profissionais que apresentam interesses educacionais em comum. Fundamentam-se em atividades além das curriculares e possuem ações voltadas para o ensino e para educação médica. Não há um conceito rígido sobre o que é uma liga acadêmica, mas existem sim diretrizes fixas que devem ser adotadas.
É essencial que uma liga acadêmica seja primordialmente estudantil e que tenha em sua frente um grupo de estudantes dedicados a se aprofundar em determinado tema e sanar as demandas da população, objetivando sempre um comportamento profissional e buscando atingir nobres ideais científicos.
São atualmente reconhecidas e conhecidas na participação da educação médica no meio acadêmico em praticamente todo o território nacional brasileiro e costumam se relacionar com as especialidades médicas.
Não são apenas grupos de estudo. Objetivam desenvolver, de maneira equilibrada, ações nos três pilares da universidade: ensino, pesquisa e extensão.
Organizadas de forma estrutural, constituídas de uma diretoria administrativa e por membros efetivos.
Existe uma carga horária mensal mínima que gira em torno de quatro horas.
Pode haver a estipulação de uma mensalidade para suprir gastos eventuais decorrentes das reuniões, tais como: compra do livro de ata, gasto com eventos de simpósio de divulgação, caixa para auxiliar em campanhas de campo junto à população.
Deve haver um cadastro na direção da instituição que deve conter os dados, bem como os contatos de cada membro.
O número de participantes pode ser variável, mas comumente é adotado o número de quatorze membros e seis ouvintes, o que confere à liga um caráter de acadêmicos compromissados e comprometidos com a comunidade. Tanto os membros quanto os ouvintes possuem responsabilidades semelhantes, tais como pagar mensalidade, freqüência, apresentação de um artigo científico anual. Os residentes convidados podem funcionar como ouvintes devido a sua dificuldade de freqüência mediante ao cumprimento de plantões.
Ao sair da liga o membro tem direito a um certificado constando o tempo de permanência e a carga horária cumprida, bem como a estipulação de seu cargo na diretoria, caso o possua.
Uma liga deve possuir caráter multidisciplinar apesar de manter um profissional especializado pela respectiva área responsável pelos alunos. O profissional deve supervisionar e coordenar otimizando a realização das atividades e a elaboração das linhas de pesquisas científicas.
Todos os integrantes das Ligas são submetidos a normas ditadas pelo estatuto e são remanejados de acordo com a vontade de permanência sendo selecionados por prova e entrevista ou conforme os critérios adotados pela direção vigente.
Em caso de fechamento de uma liga recomenda-se que seu patrimônio fique para o diretório acadêmico.
É de suma importância que exista a freqüência de 75% como determinante de permanência no decorrer de um ano. Sendo excluído ainda o membro que possuir duas faltas consecutivas não justificadas.
As justificativas aceitas giram em torno de atividades curriculares obrigatórias e faltas devido a motivos de saúde do participante ou mesmo ainda em casos de luto.
Olá, será que vc poderia me esclarecer qual a função de cada membro da diretoria?
ResponderExcluirObrigada