quinta-feira, 14 de maio de 2009

Liga de Genética Médica e Malformações Congênitas: Uma família

A família representa um grupo social primário que influencia e é influenciado, são pessoas ligados por descendência demonstrada ou estipulada a partir de um ancestral comum, matrimônio ou adoção.
A Liga de Genética tem se mostrado uma família com 22 integrantes que contam com uma convivência frequente propiciando crescimento mútuo por intermédio da adoção de afetos. A atual gestão tem focado os trabalhos nos pilares: ensino, pesquisa e extensão; E, mostra suas realizações.
No que tange ao ensino: em 30 de abril, véspera de feriado, a Liga contou com 100% de freqüência na apresentação de “GATTACA”. O filme consiste em uma ficção científica produzida em 1997, que supõe um futuro no qual o sere humano é escolhido geneticamente em laboratórios e a pessoa concebida biologicamente é considerada inválida. O protagonista nasce sem preparos genéticos e possui o desejo de ser um astronauta, mas, tem em seu código genético predisposições à doenças que tornam o seu sonho impossível. Escondendo sua identidade genética e com muito esforço vence as objeções do meio dando uma lição de vida ao mostrar que diante da vontade humana e do esforço até o tempo cede e os sonhos tornam-se realidade.
Depois do filme muitas questões foram levantadas acerca da visão social da qualidade genética, da manipulação genica que cria novos preconceitos e divisões sociais, e ainda, sobre o uso indevido da ciência e a respeito da tão conhecida busca por filhos perfeitos.
A sessão contou com a presença do acadêmico Palti Massa, que apesar de não ser membro da Liga honrou a sessão com sua visita. O filme foi regado a refrigerante acompanhado por pipocas estouradas pelas acadêmicas: Mayara Reis e Mayra Lopes.

Pesquisa
No que se refere à pesquisa a Liga centra em revisão de literatura e em aulas que são apresentações de artigos. As apresentações são realizadas com o auxílio e supervisão da coordenadora da Liga: Roseane de Souza Cândido Iruleghi.

Extensão
No campo da extensão iniciou-se o acompanhamento de cirurgias que segue uma escala de plantões que propicia aos membros e ouvintes acompanharem cirurgias feitas pelo coordenador da Liga, o professor: Hélio Alves. A acadêmica que inaugurou o projeto foi Lucierla de Oliveira, do primeiro ano. Após a experiência que se deu em uma manhã de sábado, a mesma relatou que foi emocionante aprender a paramentação cirúrgica e assistir ao procedimento.

Evento
Como projeto a realizar existe o Simpósio marcado para os dias 02 e 03 de outubro em conjunto com o “Projeto Humanizarte” e a recém fundada “Liga de Cuidados Paliativos”.
Segundo Mayra Lopes, presidente da Liga de Genética Médica e Malformações Congênitas: “A roda existe, temos que fazê-la girar. O bom resultado obtido até agora é fruto do empenho de todos os membros seja com a freqüência exemplar, com o cuidado na elaboração das aulas a serem apresentadas, com a responsabilidade de ir assistir as cirurgias sábado de manhã. O que noticiamos é a parte visível do comprometimento de todos. Recorda-me o dito egípcio: ‘Todo trabalho gera frutos, e, em todo fruto existiu um trabalho’. A felicidade nos empreendimentos da Liga não se dá somente devido ao resultado obtido, mas sim da influência de cada encontro em nossa formação, de algo que realizamos juntos, pode-se dizer de um trabalho praticamente em família”.
Publicado em:
Acesso: 12/05/2009

Um comentário:

  1. Encotrei esta página na net achei bastante interessante, desejei fazer com meus alunos, sei possível vocês me orientarem em alguns trabalhos em genética? A cidade que trabalho precisa muito conhecer melhor as doenças congênitas.

    ResponderExcluir

Seu comentário será aprovado após moderação.
Obrigada pela contribuição!