domingo, 17 de maio de 2009

Promoção de saúde

“la salud se promueve proporcionando condiciones de vida decentes,
buenas condiciones de trabajo, educación, cultura física y descanso”
(Sigerist apud Terris, 1992, p.38)


A expressão “promoção de saúde” foi usada pela primeira vez em 1945 pelo canadense Henry Sigerist.
O médico historiador definiu quatro tarefas essenciais à Medicina:
1- Promoção de saúde.
2- Prevenção de doenças.
3- Tratamento dos doentes.
4- Reabilitação.
No âmbito da graduação médica, muito é discutido no que se refere ao aspectos da Humanização nos setores relacionados ao tratamento dos doentes.
Os projetos como os Doutores da alegria, o Humanizarte visam levar mais cor e descanço aos pacientes. Porém, o serviço de saúde não pode se restringir ao ambiente hospitalar.
A humanização no campo da promoção da saúde é bem mais difícil do que aparenta, uma vez que é negligenciada devido a crença de que em tais serviços existe um atendimento mais próximo e, portanto, mais humano. Pouco se investe em tais medidas.
Desde os primórdios da medicina existe uma grande dicotomia entre a saúde pública e a individual. Expressa no campo mitológico pela alegoria das irmãs: Higéia e Panacéia.
Panacéia é a consolidação da assitência ao indivíduo doente, sendo uma representação do aspecto individual do tratamento. Uma vez que se a doença se instala, o campo de atuação se restringe a cuidar de um indivíduo.
Higéia é a personificação de medidas que visam manter a saúde que se possui e não lutar contra males já intalados. É de difícil efetivação porque é facilmente abandonada, pois o ser humano tende a se lembrar só do que causa problema. As pessoas tendem a se lembrar da saúde apenas nos períodos de doença, quando a mesma falta.
Higéia propõe medidas que não ficam restritas a um indivíduo, mas que está relacionada ao ambiente público, são medidas que vão desde esgoto até lazer, que consistem em agentes fundamentais para a consolidação da saúde em um determinado grupo social.
(visita)
Pensando assim é que se propõe a ampliação das medidas de humanização das práticas médicas objetivando atingir ações que visam a promover da saúde, em reconhecer outros aspectos do ser humano que não somente o corpo. Salientando que o objeto de estudo da medicina é "o outro" e não apenas o corpo ou a doença.
Aliando essa perspectiva ao projeto Humanizarte, um dos mini-grupos do projeto efetuou uma visita ao asilo "Vila Vicentina Nossa Senhora de Aparecida" no dia dezessete de maio de dois mil e nove.
A visita se iniciou às quatorze horas e foi encerrada por volta das dezoito.
Foi um dia muito divertido, pois o grupo fez a apresentação musical e conversou; Aproveitou-se ainda para ouvir os dotes musicais de um dos internos.
Além de tal tipo de medida favorecer a saúde mental dos idosos, possibilita ainda uma melhor formação para os acadêmicosque começam a se aproximar dos futuros pacientes e a se comprometer com os mesmos.
Muitas vezes o que falta para a efetivação de um bom atendimento médico não é técnica e sim comprometimento com a dor do outro, com a situação de sofrimento que não pode ser encarada como distante, pois se assim for será tratada com indiferença e com fichas de encaminhamento médico. Uma sucessão de encaminhamentos faz com que o paciente se torne uma "batata quente" lançada de um profissional para o outro.
É preciso que o profissional se comprometa e resolva o problema, pelo menos a parte que lhe cabe.
É preciso que exista comprometimento com a profissão.
É preciso que o profissional se comprometa em aliviar as dores do outro.
Humanizarte com os idosos
Segundo a OMS: "Para promover la salud se debe ir más alla del mero cuidado de la misma. La salud ha de formar parte del orden del día de los responsables de la elaboración de los programas políticos, en todos los sectores y a todos los niveles, con objetivo de hacerles tomar conciencia de las consecuencias que sus decisiones pueden tener para la salud y llevarles así a asumir la responsabilidad que tienen en este respecto." (OMS, 1996, p.368)
A medida da visita pode parecer pouco diante do muito que ainda precisa ser instalado na assistência á saúde. Mas sem o primeiro passo nenhuma caminhada jamais se findará.
Só iniciando uma humanização simultânea em medidas de promoção de saúde e de assistência hospitalar é que se chegará a resultados esperados que consistem em possibilitar maior consolo para todos os pacientes em todos os setores de prestação de serviço de saúde.
Afinal, de acordo com o primeiro dos aforismos hipocráticos, pode-se obter a melhor definição da arte médica de todos os tempos, jamais superada: "A vida é breve, a arte é longa, a ocasião fugidia, a experiência enganosa, o julgamento difícil".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será aprovado após moderação.
Obrigada pela contribuição!