domingo, 19 de julho de 2009

PSF: uma luta

"O mais importante na vida não e o triunfo,
mas a luta para alcançá-lo."
Pierre de Coubertin


Há uma grande distância entre a realidade e o que os direitos ao acesso à saúde defendem para a população. Tal constatação pode parecer triste e desestimular o profissional de saúde ou mesmo revoltar a população.
Mas, mediante a uma análise histórica, tem que se admitir que o fato de tais direitos existirem consistem em grande vantagem social, pois nem sempre foi assim.
Desde o príncipio da humanidade a oferta da saúde muda de forma, e na história do Brasil não foi diferente: uma diversidade de modelos são apresentados, implantados, reorganizados buscando maior efetvidade da prestação de serviço.
Assim, a partir de 1994, com a concepção proposta pelo Ministério da Saúde: o PSF, tem buscado a substituição do modelo curativo pelo modelo que inclui a prevenção e promoção da saúde. Sendo assim, o "Programa" propõe um trabalho baseado em princípios que são tidos como estrutra e os mesmos se relacionam com a clientela e o território no qual se trabalha. Buscando estruturar uma equipe multiprofisional para a implantação das diretrizes, fazendo-se urgente a destruição de alguns mitos, principalmente no que tange aos conceitos de produção da saúde.
Mediante a realidade descrita, segundo a publicação: "A Reforma do Sistema de Saúde no Brasil e o PSF" fica claro que a política de saúde no Brasil em 1988 se deu por intermédio de uma reforma tipo "Big Bang" que posteriormente teve que ser modulada por "reformas incrementais". E que sob inúmeros aspectos não poderia ter sido de diferente forma, um vez que ao propor princípios como universalismo da prestação de assistencia em um país hierarquizado em classes sociais segundo o padrão de renda monetária como é o Brasil a proposta pode ser considerada de cunho revolucionário lutando com o quadro político vigente anteriormente objetivando maior igualdade entre os sujeitos.
A aproximação metodológica de implantação é algo que ainda carece de análises uma vez que a legislação encontra-se sempre a perseguir a realidade tentando fazer com que a mesma funcione,. Ao final, a realidade é bem mais ampla e complexa do que qualquer sistema de leis pode prever ou mesmo consegue ou conseguirá abarcar.
Assim, surgem estratégias para a implntção da reforma proposta, buscando englobar a socidade, com pequenos prgramas como o PAC que querem estruturar grandes "Programas" como o PSF. O que nem sempre é simples, pois para que a impantação ocorra, é preciso pensar nas concepções envolvidas, efetuar alianças e estabelecer vínculos que se alteram de acordo com algumas variáveis, como época, região, dentre outros. O que faz com que modelos adotados e eficientes em outras localidades não se apliquem em absoluto para as diferentes realidades.
Vai-se formando um desenho metodológico amplo, com hipóteses de trabalho que centram-se em "como atingir um resultado específico em uma realidade avaliada". Culminando em alguns resultados e alguns problemas.

A forma de implantação proposta pelo Ministério da Saúde elucidada em publicações oficiais como a: "Saúde da Família: Uma Estratégia para a Reorientação do Modelo Assistencial" têm se mostrado aplicáveis, porém insuficiêntes para atingir os padrões de saúde próximos ao ideal.
Mesmo quando considerado que a implantação proposta tem etapas e ainda não passou por todas devido a amplitude territorial do país.
A forma com que se encontra a prestação do serviço de saúde e a qualidade da saúde no país atualmente tem feito estudiosos refletirem e buscarem melhores medidas, o que é exeplificado pelo artigo: "PSF: Contradições e Novos Desafios" que após fazer uma análise do sistema defende que a implantação do PSF, por si só, não tem indicdo uma mudança no modelo assistencial brasileiro. E, que cabe ao Ministério fornecer melhores recursos para a consolidação da mudança.
Conclui-se, finalmente, que a mudança pode ocorrer "de cima para baixo", ou seja, de um plano utópico que consolida leis para posteriormente modificar a realidade. Pode concluir-se que ainda que apesar de as esferas do governo proporcionem recursos para as implementações necessária o fato não será suficiente para resolver a situação da saúde. De nada adianta a reforma ocorrer de "cima para baixo", se a população não mudou sua postura mediante à realidade, não introjetou o conceito de saúde e continua com um raciocínio paliativista tentando sanar males já instalados.
As reformas verdadeiras são as instaladas de "baixo para cima", são porque elas não precisam de leis, elas são reais e estão vigentes na vida da comunidade.

Só palavras e recursos não resolverão a assistência, é preciso educação, mudança de pensamentos e de atitudes por parte dos usuários do serviço.







Um comentário:

  1. Seja forte não como as ondas do mar que a tudo destroem,mas como as rochas q a tudo suportam...!!!

    ResponderExcluir

Seu comentário será aprovado após moderação.
Obrigada pela contribuição!