quinta-feira, 26 de novembro de 2009

IX Congresso Nacional de Iniciação Científica - Conic/Semesp

Se os meus olhos não me deixam obter informações

sobre homens e eventos, sobre idéias e doutrinas,

terei de encontrar uma outra forma.”

Braille

Foram 1.300 trabalhos inscritos na 9ª edição do Congresso Nacional de Iniciação Científica (Conic-Semesp), organizado pelo Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo (Semesp), que aconteceu nos dias 13 e 14 de novembro em São Paulo.

O Congresso, considerado o evento de iniciação científica mais importante do calendário do ensino superior brasileiro. Contou com presença do prefeito de São Paulo, e teve como grande destaque a presença do presidente da república. Ocorreu na Casa Metropolitana do Direito do Complexo Educacional FMU. Contou ainda com a presença dos ministros: da ciência e tecnologia, educação, esporte e do supremo tribunal federal.

Segundo o presidente Lula, o país só se tornará uma grande nação quando mantiver contínuos investimentos em educação, ciência e tecnologia.

Em meio a tão grandioso evento foi apresentado o trabalho: “Efeitos do tratamento crônico com extrato aquoso de Bixa orellana L. sobre o perfil lipídico e pressão arterial de ratos hipertensos”; Sob autoria de Mayra Lopes de Almeida Reis, com orientação do professor Nilo César do V. Baracho e co-autoria de Mayara RC Ferreira.

“Efeitos do tratamento crônico com extrato aquoso de Bixa orellana L. sobre o perfil lipídico e pressão arterial de ratos hipertensos”.

Resumo: Este estudo utilizou ratos Wistar submetidos à cirurgia para produzir hipertensão arterial, divididos em dois grupos com (n=10 cada) para análise do efeito do tratamento crônico com Bixa orellana L. sobre o perfil lipídico dos animais.

Introdução:

A hipercolesterolemia e a hipertensão arterial são doenças de alto custo ambulatorial e hospitalar. Relatos populares referem propriedades hipolipemi

antes e anti-hipertensivas do chá obtido a partir das sementes de Bixa orellana L.

Objetivo: Avaliar o efeito do tratamento crônico com extrato aquoso de Bixa orellana L. sobre o perfil lipídico

e sobre a pressão arterial de ratos Wistar hipertensos submetidos à uma dieta rica em colesterol.

Metodologia: Foram utilizados 20 ratos Wistar machos de 200 a 250g divididos em dois grupos: 10 controle e 10 tratamento.

Desenvolvimento: Induziu-se a hipertensão cirurgicamente e o colesterol foi elevado por ração suplementada com gema de ovo durante 30 dias. Os animais foram submetidos à administração via gavagem em doses diárias num período de 45 dias, sendo ministrado água para o grupo controle e chá da semente da Bixa orellana L. - 15 mg/mL para o grupo tratamento. É importante ressaltar que durante todo o período experimental a dieta rica em colesterol foi mantida para ambos os grupos. A pressão arterial media (PAM) foi aferida por pletismografia de cauda de todos os animais num período de 45 dias, sendo duas aferições por semana. Ao final deste período, sob anestesia, foram coletadas amostras de sangue para a realização das dosagens de colesterol total, HDL, LDL, VLDL e triglicérides. Para a análise estatística foi utilizado o teste t de Student, sendo considerado um nível de significância de 95% (p<0,05).

Resultados preliminares: O tratamento com Bixa orellana L não produziu alterações significativas na PAM. Por outro lado, o tratamento com o extrato de Bixa orellana L produziu redução significativa nos níveis de:
colesterol total (171,4±8,2 vs 120,6±19,5 - p<0,01).
LDL-colesterol (107,7±11,8 vs 23±20,6 - p<0,05).
VLDL-colesterol (35±7,4 vs 22,96±3,3 - p<0,05).
Triglicérides (175,4 ± 37 vs 114,8±16,8 versus 175,4 + 37, p<0,004).
Quando comparado ao grupo controle.
No mesmo sentido, o referido tratamento produziu um aumento significativo dos níveis de HDL-colesterol, quando comparado ao grupo controle (28,6±2,5 vs 36,9 ±3,3 - p<0,05).

2 comentários:

  1. droga...não apareci na foto!!!!!

    ResponderExcluir
  2. É igual carnaval, todo ano tem.
    No desse ano vc aparecerá, rs...
    Bjs.

    ResponderExcluir

Seu comentário será aprovado após moderação.
Obrigada pela contribuição!