segunda-feira, 2 de maio de 2011

Origami no Humanizarte

"Um mágico transforma folhas em pássaros"



Na reunião teórica do 'Projeto Humanizarte' realizou-se uma oficina de origami.


Os origamis das fotos foram os montados por mim e depois decorados com corretivo e caneta preta.


O objetivo é utilizar de tal técnica nas visitas hospitalares do projeto.


Origami, do japonês: 折り紙, de oru, "dobrar", e kami, "papel". É a arte tradicional e secular japonesa de dobrar o papel, criando representações de determinados seres ou objetos com as dobras geométricas de uma peça de papel, sem cortá-la ou colá-la.



Segundo a cultura japonesa, aquele que fizer mil origamis da garça de papel japonesa (Tsuru) teria um pedido realizado - crença esta popularizada pela história de Sadako Sasaki.



Sadako Sasaki , foi uma garota japonesa que morou na província japonesa de Hiroshima, Japão, quando a bomba atômica foi lançada. Ela tinha somente 2 anos de idade quando se tornou uma hibakusha, vítima da bomba atômica.


Em 3 de agosto de 1955, Chizuko Hamamoto, amiga de Sadako, visitou-a no hospital e fez para ela um origami de um grou. Sua amiga lhe contou a lenda popular japonesa onde quem faz 1000 grous de origami tem direito a um desejo, desde então, todo dia Sadako passou a fazer seus Tsuru sempre com o mesmo pedido, se curar e voltar a viver normalmente.


Sadako conseguiu fazer 646 garças de papel e após sua morte, seus amigos fizeram mais 354, para que ela fosse enterrada com mil garças. Ela morreu dia 15 de outubro de 1955, seus amigos pediram dinheiro para várias pessoas para erguer um monumento em sua memória, no Parque da Paz, e lá gravaram as seguintes palavras, "Este é o nosso grito, esta é a nossa oração, Paz na terra".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será aprovado após moderação.
Obrigada pela contribuição!