quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Questões de Neurocirurgia: Chapecó/SC - 2011


68) Sobre o tratamento neurocirúrgico de síndromes dolorosas, analisar os itens abaixo:
I - A lesão da zona de entrada da raiz dorsal (DREZ) pode ser indicada em pacientes com nevralgia pós-herpética, geralmente tendo boa resposta inicial, porém sendo a
recorrência da dor em poucos meses comum.
II - Em paciente com nevralgia trigeminal a descompressão microvascular parece ser mais efetiva que a rizotomia percutânea, sendo, portanto opção preferencial em pacientes com menos de 65 anos sem fatores de risco clínicos ou cirúrgicos significativos.
a) Os itens I e II estão incorretos.
b) Os itens I e II estão corretos.
c) Somente o item I está correto.
d) Somente o item II está correto.

69) Assinalar a alternativa que corresponde a uma distrofia autossômica dominante que, tipicamente, apresenta-se após os 40 anos, embora o início possa ser mais cedo e os sintomas mais severos nos homozigotos. São afetados os músculos intrínsecos das mãos e dos pés, extensores do punho e dorsiflexores do pé. O curso é lentamente progressivo:
a) Distrofia de Becker.
b) Distrofia de Duchenne.
c) Miopatia Distal.
d) Distrofia Miotônica.

70) Sobre a demência é CORRETO afirmar:
a) Mudanças leves na função neurológica, incluindo alterações da memória e outras funções cognitivas, são sempre indicativas de demência.
b) O aumento dos ventrículos e de sulcos do córtex cerebral, vistos na TC ou RM, são achados incomuns com o envelhecimento.
c) As causas tratáveis de demência são incomuns e o diagnóstico precoce não é necessário, porque o tratamento não impede ou reverte o declínio intelectual.
d) O exame físico geral pode contribuir para o diagnóstico etiológico quando revelar sinais de uma doença sistêmica que possa ser responsável pela demência.

71) Assinalar a alternativa INCORRETA quanto aos sinais e sintomas característicos da encefalopatia hepática:
a) Respostas plantares em flexão.
b) Postura de descerebração ou decorticação.
c) Asteríxis (sinal neurológico).
d) Rigidez paratônica.

72) Assinalar a alternativa INCORRETA sobre tumores cerebrais:
a) A disfunção cognitiva é uma manifestação comum de apresentação do tumor cerebral.
b) Os tumores que mais comumente produzem síndromes cerebrais generalizadas são os gliomas, que surgem nos lobos frontais ou temporais, ou no corpo caloso, e inicialmente dão origem a muitos sinais neurológicos difusos.
c) Os tumores cerebrais produzem demência e síndromes relacionadas por uma combinação de efeitos locais e difusos, incluindo edema, compressão de estruturas
cerebrais adjacentes, pressão intracraniana aumentada e alteração de fluxo sanguíneo cerebral.
d) Os tumores e o edema associado são mais bem vistos com a TC ou RM, que podem sugerir a natureza do tumor. Se a TC ou a RM não são suficientemente características para sugerirem uma terapia apropriada, uma biopsia cerebral pode ser necessária para o
diagnóstico.

73) Analisar os itens abaixo sobre Lesão Medular:
I - Lesão Medular Central: o paciente pode queixar-se de uma sensação de aperto ou faixa nas regiões correspondentes ao nível do envolvimento espinhal e, algumas vezes, de parestesias radiando-se para as extremidades com a flexão do pescoço (sinal de Lhermitte).
II - Lesão Medular Anterior: a apreciação da dor e a temperatura fica prejudicada abaixo do nível da lesão, pelo envolvimento do trato espinotalâmico lateral. Em adição, resulta em fraqueza ou paralisia dos músculos supridos pelos segmentos envolvidos da medula, por lesão aos neurônios motores do corno anterior.
III - Lesão Medular Posterior: existe caracteristicamente - como ocorre na siringomielia, após trauma, e com alguns tumores medulares - uma perda da apreciação da dor e da temperatura, sendo poupadas as outras modalidades. Está sempre acompanhada por fraqueza do neurônio motor inferior nos músculos supridos pelos segmentos afetados.
Está(ão) CORRETO(S):
a) Somente o item I.
b) Somente o item II.
c) Somente os itens I e II.
d) Somente os itens II e III.

74) O tratamento cirúrgico da doença de Parkinson por vezes é útil para pacientes que têm as seguintes características e manifestações clínicas:
a) Paciente idoso com evolução superior a três anos da doença e sinais de demência.
b) Declínio cognitivo com predomínio absoluto de tremor em pacientes jovens.
c) Idade avançada e bradicinesia severa.
d) Pacientes relativamente jovens, com predominante tremor unilateral e rigidez, que não responderam a medicação.

75) Sobre o tratamento e o diagnóstico das crises epiléticas é CORRETO afirmar que:
a)-As crises epiléticas causadas por desordens metabólicas e tóxicas requerem anticonvulsivantes como tratamento.
b) Após uma única convulsão generalizada tônico-clônica, a recorrência pode ser esperada dentro de 10 a 15 anos, em todos os pacientes não tratados.
c) As crises, com início claramente focal ou aquelas que começam após os 25 anos de idade, requerem a avaliação imediata para excluir a presença de uma lesão cerebral estrutural.
d) O EEG pode ser um teste confirmatório útil em distinguir convulsões de outras causas de perda da consciência. Sendo assim, um EEG normal ou inespecificamente anormal sempre exclui o diagnóstico de crises epiléticas.

76) Assinalar a afirmativa CORRETA sobre os agentes etiológicos comuns de meningites bacterianas com base na idade dos pacientes:
a) Paciente com nascimento a 1 mês: Escherichia coli, Streptococcus pneumoniae, Haemophilus influenzae.
b)-Paciente de 3 meses a 18 anos: Haemophilus influenzae, Streptococcus do grupo B, Listeria monocytogenes.
c) Paciente de 18 a 50 anos: Streptococcus do grupo B, Listeria monocytogenes.
d)-Paciente acima de 50 anos: Streptococcus pneumoniae, Listeria monocytogenes, bacilos gramnegativos.

77) Analisar os itens abaixo sobre causas de hemorragia cerebral:
I---Trauma: a hemorragia intracraniana é uma consequência frequente de trauma craniano fechado. Tais hemorragias ocorrem sob o crânio, no local de impacto, ou diretamente opostas ao local de impacto. A localização mais comum é no polo occipital. A tomografia computadorizada é o melhor método de imagem.
II - Abuso de Anfetamina e Cocaína: o uso intravenoso, intranasal ou oral de anfetamina ou cocaína pode resultar em hemorragia intracerebral, que tipicamente ocorre de minutos a horas após a administração da droga. A maioria de tais hemorragias localiza-se na substância branca subcortical e pode estar relacionada a uma elevação aguda da pressão sanguínea, levando à hemorragia espontânea ou à ruptura de uma anomalia vascular, ou ainda de uma arterite induzida pela droga.
III---Malformações Vasculares: o sangramento por angiomas e aneurismas cerebrais pode levar a hemorragias intracerebral e subaracnoidea. Os angiomas podem vir à atenção médica por causa das convulsões, nas quais os anticonvulsivantes são o tratamento de escolha, ou por causa de sangramento. Nessa circunstância, a remoção cirúrgica está indicada para prevenir um novo sangramento - desde que a malformação seja cirurgicamente acessível. Os aneurismas em geral se apresentam com hemorragia intracraniana, mas ocasionalmente com déficits focais compressivos, como paralisia do III par craniano.
Está(ão) CORRETO(S):
a) Somente o item I.
b) Somente os itens I e II.
c) Somente os itens II e III.
d) Todos os itens.
78) Assinalar a alternativa que indica CORRETAMENTE a estrutura assinalada com uma seta na figura abaixo:
a) III nervo craniano.
b) IV nervo craniano.
c) VI nervo craniano.
d) Veia oftálmica.

79) Em relação aos tumores da região pineal, assinalar a alternativa CORRETA:
a) Os cistos da região pineal são raros, encontrados em menos de 1% dos exames de ressonância magnética de encéfalo.
b) Os pineocitomas são os tumores mais frequentes na maioria das séries.
c) Níveis elevados de alfa-fetoproteína são vistos nos tumores do seio endodérmico e no carcinoma embrional.
d) O estudo correto de marcadores tumorais pode estabelecer o diagnóstico sem a necessidade de exame anatomopatológico.

80) Assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo CORRETAMENTE:
A linha de ___________ é aquela que une a porção posterior do palato duro à margem posterior do forame magno no exame radiográfico do crânio.
a) Chamberlain
b) McRae
c) McGregor
d) Fischgold

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será aprovado após moderação.
Obrigada pela contribuição!