domingo, 24 de maio de 2009

Comentário do Filme: GATTACA

"Somos feitos como as estrelas? Somos feitos delas,
por elas, e talvez pudéssemos estudá-las em nós.
Já não somos a medida do mundo,
somos o mundo."
Jean-Claude Carrière

Mais do que uma ficção envolvente e com bela filmagem, GATTACA, o filme que é denominado por uma seqüência de bases nitrogenadas aborda uma ficção que não se encontra longe de ser realidade. Supõe uma época em que os seres são hierarquizados de acordo com o seu potencial genético. Estipula os possíveis preconceitos que passarão a existir quando o ser humano dominar completamente o código genético e conseguir moldar um indivíduo de acordo com a volição, produzindo um sujeito que possui apenas características escolhidas e selecionadas geneticamente.
Inicia contando a história de dois irmãos, o primogênito foi concebido pelo amor de seus pais e com genes aleatórios, segundo o método de reprodução normal. Ainda no momento do parto o pai descobre que o filho possui uma malformação congênita no coração e que viverá até a idade aproximadamente de trinta anos, o que faz com que o progenitor não dê seu nome ao filho. O casal decide acertar com o filho mais jovem e faz uma seleção genética para que o mesmo possa ser vencedor e tenha vida longa e sem doenças.
O filme faz uma crítica atroz ao fato de a sociedade considerar que uma pessoa geneticamente perfeita está isenta de problemas, mostrando o caso de um nadador que após um incidente automobilístico fica paraplégico, apesar de sua genética selecionada. Remete ao fato de que o elemento sempre estará subjugado às interferências do meio ambiente.
Explicita que independente do código genético o ser humano é capaz de amor: de doar e receber. E, que não importa o quão o mundo evolua que valores humanos como a amizade e a admiração podem salvar mesmo aqueles com uma carga genética insuficiente para os padrões sociais.
Durante o início do filme os irmãos competem no mar, e o selecionado geneticamente sempre leva vantagem, no momento de maior carga emotiva do filme, os dois se encontram na vida adulta e voltam a competir no mar aberto, para ver aquele que nadaria maior distância.
Os dois nus no mar fazem uma menção simbólica ao nascimento do ser humano que só tem a si mesmo despido de tudo diante da vida, lançam-se na competição para ver quem chegaria mais longe. Surpreendentemente o geneticamente defeituoso ganha e quando questionado pelo irmão diz que venceu por não guardar forças para voltar.
O sentido da existência só pode ser encontrado quando nos lançamos no mar do mundo em busca de um sonho e de um amor maior, um amor que faz viver por valer a pena morrer por ele. Um amor que faz com que se gaste tempo e todas as forças para alcançá-lo sem guardar forças para voltar, sem sequer pensar em voltar atrás, em olhar para trás. Um amor a que nos entregamos nus e inteiros, com nossas virtudes e insuficiências.
GATTACA permite a reflexão de que não são nossas bases nitrogenadas que conferem valor aos atos humanos, mas sim: a coragem, a volição, o amor. Porque, enquanto muitos julgam que o ser humano é formado por guanina, timina, adenina e citosina o ser humano supera a si mesmo mostrando que os corpos são formados pelos mesmos átomos das estrelas que permitem ao indivíduo lançar seus olhos no oceano e sua alma para o mar vencendo a noite escura sem fim que são as limitações por simplesmente se lembrarem de seus sonhos e de onde desejam ardentemente chegar independente do tamanho da renuncia, do sofrimento ou mesmo do empenho para tal.

FICHA TÉCNICA
Título Original: Gattaca
Gênero: Ficção Científica
Tempo de Duração: 112 minutos
Ano de Lançamento (EUA): 1997
Estúdio: Columbia Pictures Corporation / Jersey FilmsDistribuição: Columbia Pictures / Sony Entertainment Pictures
Direção: Andrew NiccolRoteiro: Andrew Niccol
Produção: Danny DeVito, Michael Shamberg e Stacey Sher
Música: Michael Nyman
Direção de Fotografia: Slavomir Idziak
Desenho de Produção: Jan Roelfs
Direção de Arte: Sarah KnowlesFigurino: Colleen Atwood
Edição: Lisa Zeno Churgin
Efeitos Especiais: Cinesite Hollywood / 3dsite
SINOPSE
Num futuro no qual os seres humanos são criados geneticamente em laboratórios, as pessoas concebidas biologicamente são consideradas "inválidas". Vincent Freeman (Ethan Hawke), um "inválido", consegue um lugar de destaque em corporação, escondendo sua verdadeira origem. Mas um misterioso caso de assassinato pode expôr seu passado.

17 comentários:

  1. no filme, trechos ou cenas que fazem alusão à conceitos .. poderia me dizeR?

    ResponderExcluir
  2. Caro Anônimo,

    Tem sim trechos que fazem alusão a conceitos bioéticos.
    Mas genético não. Pq o filme se passa numa realidade futura, na qual existem métodos científicos ainda não atingidos pela ciência atual.
    Poderia ser mais preciso em sua pergunta?

    ResponderExcluir
  3. Boa postagem Mayra,
    me foi muito util em uma producao de texto escolar, diz tudo e comenta muito bem de forma resumida.
    Obrigado pela ajuda.
    Artur.

    ResponderExcluir
  4. RAFHAEL PERGUNTA ....
    ATÉ QUE PONTO AS CONCLUSÕES OU SOLUÇÕES APONTADAS PELO DIRETOR DO FILME PODEM SER TRANSPOSTAS PARA SITUAÇÕES PROBLEMA SEMELHANTES NO CONTEXTO DA SOCIEDADE ONDE VIVEMOS ???

    ResponderExcluir
  5. DRA. SOBRE O FILME GATTACA
    NO QUE O FILME APRESENTA PARALELISMO ENTRE AS SITUAÇÕES APRESENTADAS PELO FILME A SOCIEDADE ONDE VIVEMOS ?

    ResponderExcluir
  6. DRA. QUAIS AS AFIRMAÇÕES DE CARATER MORAL E ÉTICO FEITAS PELO FILME ?

    ResponderExcluir
  7. dra. para finalizar , qual a tese central aobordada pelo filme ?

    ResponderExcluir
  8. No que tange a engenharia genética, o filme aponta soluções para as questões biológicas, resultando ao telespectador uma avaliação da perspectiva ética. Pois, com a mudança da realidade por intermédio do controle efetuado, as normas as quais os sujeitos estão submetidos já não se fazem suficientes. Ou seja, quando a realidade muda, a legislação, e, os valores têm que se adaptar para conseguir suprir as novas necessidades que surgem.
    O filme se aproxima da realidade quando propõe uma busca do ser humano, por intermédio da engenharia genética de vencer as patologias existentes, de criar um corpo tão potente que é quase uma máquina. De avaliar a programação de vida e morte celular.
    O filme, por se lançar em uma realidade ficcional, trata de problemas e questões reais que surgem quando tenta-se manipular e controlar a realidade de modo que ao final se conclui que o saber humano não pode a tudo e a todos controlar e que a solução de uma problemática culmina no surgimento de outras problemáticas. Concluindo, quando se resolve o problema no campo biológico gera-se uma problemática humanística, uma vez que passa a existir a necessidade de um rearranjo das normas que regem tal realidade.
    Um parâmetro significativo que o filme aborda e que é fato na contemporaneidade, digno de ser citado, é a possibilidade de prever as patologias que um organismo específico possa apresentar e as inúmeras formas de evitá-la, pois o estudo do genoma caminha em tal sentido .

    ResponderExcluir
  9. Atualmente vivemos um avanço da engenharia genética que está em conformidade com o apresentado no filme. Mas, ao avaliar os avanços da engenharia genética e de suas possíveis aplicações, há de se avaliar as possíveis conseqüências de tais progressos tecnológicos.
    O filme aborda exatamente essa questão ao propor uma ficção na qual o clímax e os problemas centrais são as implicações éticas e com as quais a sociedade terá que lidar quando tais progressos ocorrerem.
    O filme ainda aborda a possibilidade do desconhecido o que nos faz lembrar que o pouco provável também é possível de acontecer.
    Assim como alguém com a carga genética atlética pode sofrer um acidente e perder a possibilidade expressar seu genótipo fenotipicamente devido a uma modulação do meio. Remetendo ao fato de que por mais que a sociedade contemporânea busque a engenharia genética, a existência humana sempre está subjugada ao acaso. Mesmo com inúmeros métodos científicos que buscam controlar as possibilidades objetivando que o mais provável ocorra.

    ResponderExcluir
  10. São inúmeras as implicações morais e éticas, cito a implicação da liberdade em ambos os aspectos.
    A liberdade de poder descobrir a seu tempo as inadequações fisiológicas ao meio, a liberdade de poder possuir insuficiências, deficiências. A liberdade acerca do próprio corpo.
    O filme transparece tal situação quando coloca em foco a perspectiva do acidente, de fatores traumáticos. Tais fatores ferem mesmo aqueles que possuem uma carga genética livre de insuficiências. Denotando assim, que existem fatores extrínsecos que são de importância significativa, pois, modulam os fatores intrínsecos como a genética dos indivíduos, por exemplo.

    ResponderExcluir
  11. A tese central poderia ser: Implicações da engenharia genética na vida dos sujeitos e suas respectivas consequências morais e éticas.

    ResponderExcluir
  12. Voce acha que as caracteristicas de um bebè devem ser recolhidas na concepção?

    ResponderExcluir
  13. no filme, trechos ou cenas que fazem alusão à conceitos bioéticos. .. poderia me dizeR Quais?

    ResponderExcluir
  14. Identifique pelo menos 03 (três) anomalias genéticas citadas no filme.pode dizeer?

    ResponderExcluir
  15. Quais alterações fenotípicas Vincent fez uso para entrar em GATTACA?

    ResponderExcluir
  16. Sabe-se que se trata de uma obra de ficção, porém mesmo considerando o avanço científico do filme, aponte algumas possíveis "falhas" da trama.

    ResponderExcluir
  17. preciso urgente também que responda essas pergunta acima em anonimo, ajuda por favor?? agradeço desde já!

    ResponderExcluir

Seu comentário será aprovado após moderação.
Obrigada pela contribuição!