sábado, 7 de maio de 2011

Ausculta Cardíaca no Homem Normal

"Há coisas que melhor se dizem calando."

Machado de Assis

Introdução



A Ausculta Cardíaca é a parte da Semiologia médica que estuda os sons gerados pelo ciclo cardíaco e seu significado. Utiliza-se de um estetoscópio. O estetoscópio padrão tem duas olivas, que se encaixam na orelha do examinador, um ou dois tubos condutores por onde o som é conduzido, e uma campânula ou um diafragma, que é colocado no corpo do examinando, para amplificar os sons corporais.


Quando se ausculta uma pessoa com um estetoscópio, o batimento cardíaco é marcado por dois sons, descritos como “lub, dub; lub, dub”. O “lub” é é a primeira bulha cardíaca e é causada pelo fechamento das válvulas atrioventriculares durante a contração dos ventrículos. O “dub” é a segunda bulha, causada pelo fechamento das válvulas aórtica e pulmonar ao termino da contração.


Quando os ventrículos contraem, as pressões aumentadas nos dois ventrículos forçam o fechamento das cúspides das válvulas atrioventriculares. A interrupção súbita do fluxo dos ventrículos para os átrios faz com que o sangue produza vibrações das paredes cardíacas e do próprio sangue e essas vibrações são transmitidas ate a parede torácica, onde são ouvidas as primeiras bulhas, o som “lub” ou “tum”.


Imediatamente após os ventrículos terem descarregado seu sangue para o sistema arterial, o subseqüente relaxamento ventricular permite que o sangue volte a fluir para trás, das artérias para os ventrículos, o que provoca o fechamento abrupto das válvulas aórtica e pulmonar, produzindo vibrações no sangue e nas paredes das artérias pulmonar e aorta., essas vibrações são transmitidas para a parede torácica, causando a segunda bulha, o som “dub” ou “tá”.


E através dos focos primários que percebe-se as bulhas cardíacas. São focos: Foco mitral, localizado na sede do “íctus cordis”, ou seja, no 4º e 5º espaço intercostal esquerdo entre a linha mamilar e para- esternal, cerca de 8 cm da linha mediana anterior. Foco tricúspide, localizado no segmento inferior do esterno, junto à base do apêndice xifóide. Foco pulmonar, localizado na extremidade esternal do 2º espaço intercostal esquerdo, junto à borda esternal. Foco aórtico, localizado na extremidade esternal do 2º espaço intercostal direito, junto à borda esternal.


Ausculta cardíaca nomal, evidencia a primeira bulha (B1) que representa o fechamento das valvas mitral e tricúspide e início da sístole e a segunda bulha (B2) que representa o fechamento das valvas aórtica e pulmonar e início da diástole.


Os motivos que levam a encaminhar ao cardiologista podem ser bastante variados, sendo os mais freqüentes detectáveis pela ausculta: sopro cardíaco, dor precordial, suspeita de arritmia e queixas de cansaço/dispnéia. Outras queixas menos freqüentes incluem: presença de ruídos cardíacos de difícil definição, cianose, radiografia de tórax aparentemente anormal e outras.


Deve ser lembrado que é comum a ocorrência de cardiopatia congênita, grave, em paciente totalmente assintomático, encaminhado para avaliação especializada devido à descoberta ocasional de um sopro cardíaco.



Objetivos



O objetivo do experimento consiste em efetuar a ausculta cardíaca em um homem normal.



Materiais









Estetoscópio


Material para anotação



Desenvolvimento



4.1- Procedimento Experimental:



Tomou-se um colega como paciente, deixando o tórax do mesmo exposto. Sentado, inclinado para frente nota-se a posição de impulso cardíaco. Posteriormente, colocando-se o estetoscópio sobre o pré-córdio efetuo-se a ausculta ouvindo e anotando as bulhas.



4.2- Resultados:









Ritmo regular em dois tempos


Bulhas normofonéticas



Análise dos Resultados



A ausculta cardíaca encontra-se dentro dos parâmetros normais, por se tratar de um adulto livre de patologias cardiovasculares.



Conclusões



As avaliações efetuadas sugerem que o paciente possui sons cardíacos equivalentes ao de um coração livre de patologias.


Considerações:


1- A relação de tempo entre o pulso radial e a carótida não existem, pois ambos seguem o mesmo padrão por se tratarem de pulsos arteriais.


A relação entre o pulso e a bulha pode ser descrita da seguinte forma: “tum”, pulso, “ta”.


2- As bulhas são ouvidas de forma diferente de acordo com a região do pré-cordio na qual realiza-se a ausculta. Tal diferenciação pode ser evidenciada pela distinção de focos para a ausculta.


São focos:


Foco mitral – localizado no 5o. espaço intercostal esquerdo, linha hemi-clavicular.


Foco aórtico – localizado no 2o. espaço intercostal direito, região paraesternal (ao lado do esterno).


Foco aórtico acessório, localizado no 3o. espaço intercostal esquerdo, região paraesternal.


Foco pulmonar – localizado no 2o. espaço intercostal esquerdo, região paraesternal.


Foco tricúspide – localizado no 5o. espaço intercostal direito, região paraesternal.


3- A primeira bulha equivale a “tum” e a segunda equivale a “ta”.


4- Com o paciente em decúbito as bulhas mesmo normofonéticas ficam menos audíveis, devido à redução do esforço.


5- Após realizar uma atividade física proposta as bulhas estão em ritmo mais acelerado apesar de continuarem intercaladas pelo pulso e normofonéticas. Não há alteração independentemente de qual pulso está sendo avaliado. A ausculta varia de acordo com a área auscultada permitindo que algumas bulhas apareçam de forma mais nítida.



Referências:


BERALDO, W. T.: Fisiologia. 1 ed. Imprensa UFMG. Belo Horizonte, 1968.


MOREIRA, D. A. R.: Fisiologia Humana. Apostila da Faculdade de Medicina de Itajubá, 2009.


GUYTON, A. C.; HALL, J. E. : Tratado de Fisiologia Médica. 11 ed. Elsevier. Rio de Janeiro, 2006.


3 comentários:

  1. Olá! Otimo blog!
    Além de postar bons textos informativos, vc é muito bonita...

    Continue postando^^
    Vc se tornará uma ótima profissional!

    ResponderExcluir
  2. bear grylls messer
    Take a look at my blog :: bear grylls messer

    ResponderExcluir
  3. This is really interesting, You are a very
    skilled blogger. I have joined your feed and
    look forward to seeking more of your magnificent
    post. Also, I've shared your site in my social networks!

    Here is my webpage support

    ResponderExcluir

Seu comentário será aprovado após moderação.
Obrigada pela contribuição!