domingo, 27 de abril de 2014

Questões de Neurocirurgia: FHS/SE


Uma funcionária pública de 57 anos de idade deu entrada no pronto-socorro com história de cefaléia súbita, muito intensa, associada a diminuição de acuidade visual e diplopia. Ao exame físico, encontrava-se gemente e sonolenta. Havia rigidez de nuca 4+/4 e anisocoria (pupila esquerda maior, reflexo fotomotor ausente). Tomografia computadorizada (TC) de crânio mostrou hiperdensidade difusa nas cisternas da base, fissuras silvianas bilaterais e inter-hemisférica (espessura maior do que 1 mm). Considerando esse caso clínico, julgue os itens a seguir.

81 O quadro clínico é característico de AVCI na região da artéria cerebral média esquerda.

82 A paciente, segundo a classificação de Hunt e Hess, encontra-se no grau 3.

83 O deficit no nervo craniano VI à esquerda pode ser explicado pela tração deste através do canal de Dorello.

84 O exame de escolha para o diagnóstico clínico-etiológico da paciente é a punção lombar com raquimanometria.

85 Segundo a escala de Fisher, a TC mencionada é classificada no grupo 3. Com relação aos forames do crânio e às estruturas que por eles passam, julgue os itens seguintes.

86 Pela fissura orbitária superior, passam os nervos III, IV, VI e V1, além de filamentos simpáticos da artéria carótida interna.

87 Através do canal carotídeo, passa a artéria carótida interna, bem como fibras do sistema simpático.

88 Os nervos VII, VIII e IX cruzam o meato acústico interno.

89 Através do forame do hipoglosso, passa o nervo XII, além do ramo meníngeo da artéria faríngea ascendente.

90 Cruzam o forame redondo: a divisão maxilar do nervo trigêmeo e a artéria do forame redondo.

91 Apenas o nervo IX e a veia jugular interna atravessam o forame jugular.

Um estudante de 18 anos de idade foi levado ao prontosocorro logo após um acidente de moto. No exame inicial, o paciente encontrava-se em coma, assumindo postura de descerebração espontânea bilateral. Após as medidas de reanimação, não houve mudança no exame neurológico. A TC de crânio era normal, e uma ressonância nuclear magnética (RNM) de crânio foi realizada, evidenciando petéquias no corpo caloso e no tronco cerebral. Com referência a esse caso clínico, julgue os itens que se seguem.
92 Considerando que o paciente encontra-se em coma e em postura de descerebração, é correto inferir que ele está com pontuação 3 na escala de coma de Glasgow.
93 A situação revelada pela RNM de crânio é compatível com herniação subfalcial.
94 O melhor tratamento para o caso é a realização de craniotomia descompressiva de urgência.
95 A presença das chamadas esferas de retração, bem como de estrelas da microglia, seria o achado histopatológico mais provável na lesão descrita.

Um bancário com 27 anos de idade apresentou quadro de hipertensão intracraniana (HIC) causado por hidrocefalia. No exame clínico, além da síndrome de HIC, apresentava a síndrome de Parinaud. Ele fora submetido à colocação de uma derivação
ventrículo-peritoneal no serviço de origem. A RNM de crânio comprovou a presença de uma lesão neoplásica na topografia de glândula pineal. Os marcadores tumorais alfafetoproteína (AFP) e b-HCG foram dosados. Considerando esse caso clínico, julgue os itens subsequentes.

96 A região da pineal se limita dorsalmente com o esplênio do corpo caloso e a tela coroidea; ventralmente, com a lâmina gradrigêmia e o teto mesencefálico.

97 Anteriormente, a região da pineal limita-se com a face posterior do III ventrículo; posteriormente, limita-se com o verme cerebelar.

98 Entre os tumores da pineal, os germinomas, caracteristicamente, provocam aumento de b-HCG e AFP no líquor.

99 A AFP no líquor encontra-se elevada nos carcinomas embrionários e, ocasionalmente, nos teratomas.

100 O tratamento radioterápico de tumores da pineal é indicado no caso de lesões benignas ou bem encapsuladas.

101 Alguns dos acessos cirúrgicos que podem ser empregados no caso em apreço são o pterional, o transesfenoidal e o transcaloso posterior.

Julgue os itens a seguir, relativos a doenças neurológicas.
102 A miastenia grave é uma doença mista de primeiro e segundo neurônios que se manifesta por alterações motoras puras.
103 A fisiopatologia da esclerose múltipla envolve a presença de anticorpos antirreceptores de acetilcolina no tecido muscular.
104 O início agudo de neuropatia periférica associada a fraqueza muscular progressiva, de predomínio distal, caracteriza a esclerose lateral amiotrófica.

Um engenheiro de 42 anos de idade procurou atendimento ambulatorial com história de dor lombar irradiada para a face posterior da perna direita. No exame físico, havia sinal de Lasègue à direita e diminuição do reflexo aquileu ipsilateral. A RNM de coluna lombossacra evidenciou hérnia de disco. Considerando esse caso clínico, julgue os itens de 105 a 111.

105 A fisiopatologia da lesão está associada ao aumento da quantidade de proteoglicanos intradiscal, o que faz com que o disco saia do espaço intervertebral.

106 O sinal de Lasègue, caracterizado pela presença de dor à elevação da perna em extensão, é útil na diferenciação entre doença radicular e doença própria do quadril.

107 A diminuição do reflexo aquileu caracteriza o acometimento da raiz L5.

108 Para definir o dermátomo acometido nesse caso, considerase o trajeto anatômico da raiz nervosa: curso ínfero-proximal ao pedículo da vértebra correspondente.

109 Há indicação de cirurgia de urgência no caso, considerandose que, clinicamente, o paciente tem síndrome da cauda equina.

110 O melhor tratamento para esse paciente é a realização de microdiscectomia, associada à artrodese da coluna em dois níveis.

111 No caso da opção cirúrgica é importante considerar as possíveis complicações: infecção de ferida, piora do déficit motor e fístula liquórica.

Com relação às anomalias do desenvolvimento do sistema nervoso, julgue os itens que se seguem.

112 Constituem tratamentos para os cistos aracnóides: fenestração — mediante craniotomia ou endoscopia — e derivação cistoperitoneal.

113 A craniossinostose coronal é a apresentação clínica de cranioestenose mais comum.

114 Na síndrome de Apert, a craniossinostose coronal é acompanhada de anormalidades no osso esfenoide, na órbita e na face, mas não há sindactilia.

115 Na malformação de Chiari do tipo II, ocorre herniação caudal do verme cerebelar, do bulbo e do IV ventrículo.

116 O tratamento cirúrgico da má-formação de Dandy Walker deve ser realizado quando há hidrocefalia. Nesse caso, deriva-se o ventrículo lateral para o peritônio.

117 A lisencefalia é causada pela falha na clivagem das vesículas telencefálicas e classifica-se em lobar ou alobar.

118 A mielomeningocele lombossacra associa-se frequentemente à hidrocefalia e à síndrome de Chiari do tipo II.

119 Na síndrome da medula ancorada, o cone medular encontrase em posição tópica e não há espessamento do filo terminal.

120 São causas possíveis de obstrução de um sistema de drenagem liquórica: inserção do cateter no plexo coroide, hiperproteinorraquia ou presença de coágulos.
·         

Errado
Certo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será aprovado após moderação.
Obrigada pela contribuição!