sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Questões de Neurocirurgia: HRC/SESAU/RO - 2010


36. Das alternativas abaixo, aquela que contém corretamente as estruturas vasculonervosas que passam pelo forame jugular é:
A) seio petroso inferior, seio occipital, seio sigmoide, nervo acessório, nervo glossofaríngeo, nervo hipoglosso.
B) seio petroso superior, seio sigmoide, bulbo jugular, nervo glossofaríngeo, nervo hipoglosso, nervo vago, nervo acessório.
C) seio petroso inferior, seio sigmoide, bulbo jugular, nervo glossofaríngeo, nervo vago, nervo acessório, ramo auricular do nervo vago, ramo timpânico do nervo glossofaríngeo.
D) seio petroso inferior, seio petroso superior, seio occipital, nervo acessório, nervo glossofaríngeo, nervo hipoglosso, ramo timpânico do nervo glossofaríngeo.
E) seio sigmoide, seio petroso superior, bulbo jugular, nervo glossofaríngeo, nervo vago, nervo hipoglosso, nervo acessório, ramo auricular do nervo vago.

37.Otrígono óptico-carotídeo é formado pelo:
A) tracto óptico, artéria cerebral média e artéria cerebral anterior.
B) quiasma óptico, artéria carótida interna (porção supraclinoidea) e infundíbulo hipofisário.
C) quiasma óptico, artéria carótida interna (porção cavernosa) e infundíbulo hipofisário.
D) nervo óptico, artéria carótida interna (porção supraclinoidea) e artéria cerebral anterior (A1).
E) nervo óptico, artéria carótida interna (porção supraclinoidea) e artéria cerebral média (M1).

38. Em relação à veia de Labbé (veia anastomótica inferior), é correto afirmar:
A) é a maior veia que conecta as veias da fissura sylviana ao seio sagital superior.
B) é, na maior parte das vezes, representada por duas veias que se originam no lobo frontal e anastomosam-se à veia de Trolard (anastomótica superior).
C) faz parte do grupo de veias cerebrais profundas, drenando para a veia cerebral interna.
D) origina-se na fissura sylviana e dirige-se posteriormente pelo lobo temporal, drenando sangue para o seio petroso superior.
E) forma junto com a veia de Trolard (anatomótica superior) e a veia sylviana superficial o principal sistema de drenagem superficial do cérebro.

39. Paciente com hiperplasia prostática benigna é submetido a tratamento cirúrgico sob anestesia peridural. Cerca de algumas semanas após o procedimento, inicia lombalgia com limitação do movimento, sensibilidade local e espasmo da musculatura paravertebral. Solicitada RMN da coluna vertebral que mostrou no espaço L4-L5 hipointensidade do disco intervertebral e de parte dos corpos vertebrais adjacentes emT1WI e hiperintensidade dessas estruturas em T2WI, com realce do sinal do disco com a injeção de contraste. Em seus exames laboratoriais foi verificado um aumento na velocidade de hemossedimentação. A melhor conduta a ser tomada neste caso, de acordo com a hipótese diagnóstica mais provável é:
A) repetir o histopatológico da peça da próstata, pois a hipótese de lesão metastática é altamente provável.
B) submeter paciente à microdiscectomia, pois trata-se de doença degenerativa discal que dificilmente melhorará com tratamento conservador.
C) a descrição é altamente compatível com doença degenerativa discal, sendo neste caso indicada artrodese já que apenas a microdiscectomia não seria suficiente, pois os platôs vertebrais já foram acometidos.
D) o paciente deverá ser submetido a um teste PPD e exame bacteriológico de escarro pela grande probabilidade de mal de Pott.
E) dosar também a proteína C reativa e iniciar antibioticoterapia pela grande chance de tratar-se de espondilodiscite.

40. Paciente com relato de cefaleia súbita seguida por crise convulsiva chega ao pronto-socorro sonolenta, desorientada, hemiparética à esquerda, com 12 pontos na escala de coma de Glasgow (3/4/5). Realizou tomografia computadorizada de crânio que revelou hemorragia subaracnoidea e hematoma intraparenquimatoso temporal direito. De acordo
com a escala de Hunt-Hess e a escala de Fisher, podemos classificar essa paciente como, respectivamente, graus:
A) 3 e 4
B) 3 e 3
C) 2 e 4
D) 4 e 4
E) 2 e 3

41. A respeito do ressangramento de um aneurisma cerebral, podemos afirmar:
A) é uma complicação rara e está relacionada a altos níveis de pressão arterial do paciente na sua admissão.
B) quanto maior a pontuação do paciente na escala de Hunt-Hess na admissão, maior sua chance de ressangramento.
C) o local do aneurisma influencia na incidência do ressangramento, sendo que aqueles da circulação posterior têm maior chance de ressangrar.
D) quanto maior o intervalo após o primeiro sangramento, maior a incidência de ressangramento.
E) a pontuação na escala de Fisher no primeiro sangramento é diretamente proporcional à chance de o ressangramento ser fatal.

42. A respeito da fratura tipo 3 do odontoide, podemos afirmar:
A) é indicado tratamento cirúrgico na grande maioria dos casos.
B) é uma fratura muito instável, geralmente associada à lesão do ligamento cruciforme.
C) comumente está associada à luxação de C2-C3.
D) ocorre ao longo do corpo de C2 e pode envolver a superfície articular superior.
E) é a mais rara entre as fraturas do odontoide.

43. Acerca das fraturas em lágrima (“teardrop fractures”) da coluna cervical, é INCORRETO afirmar:
A) considera-se este diagnóstico correto mesmo quando os corpos vertebrais estão alinhados, não há perda da altura do disco e há um fragmento ósseo pequeno.
B) são fraturas geralmente instáveis e requerem tratamento cirúrgico, via anterior e/ou posterior.
C) está associada à rotura dos ligamentos longitudinais anterior e posterior e à lesão dos discos e das facetas.
D) é resultado de hiperflexão e a vértebra envolvida está geralmente encunhada, causando uma cifose cervical.
E) caracteriza-se pela presença de um fragmento ósseo na extremidade anterior e inferior do corpo vertebral.

44. Uma mulher na terceira década de vida inicia redução da acuidade visual unilateralmente, acompanhada por dor à mobilização do globo ocular. Concomitantemente, começa a apresentar hemiparesia esquerda, grau 4. Imediatamente, procura atendimento médico. O neurologista que a atende identifica uma síndrome piramidal à esquerda e na campimetria há um escotoma central, mas, ao fundo de olho, não há alterações. A paciente, depois de questionada pelo neurologista, relata que por duas outras vezes já havia apresentado diplopia e leve incoordenação e disartria, mas que os sintomas regrediram espontaneamente após algumas semanas e que seus médicos na época não deram nenhum diagnóstico específico pois a tomografia de crânio que realizara estava normal. Em relação à hipótese diagnóstica mais provável neste caso e a conduta inicial, podemos afirmar:
A) a hipótese de polineuropatia inflamatória desmielinizante crônica (CIDP) deve ser considerada e, portanto, biópsia de nervo ulnar e eletroneuromiografia devem ser sollicitadas.
B) os sintomas oculares falam muito a favor de miastenia gravis e deve ser realizada prova terapêutica com prostigmina para confirmação do diagnóstico.
C) esclerose múltipla é a principal hipótese e pode ser confirmada pela realização de pesquisa de bandas oligoclonais no liquor e de focos de desmielinização na ressonância nuclear magnética.
D) esclerose lateral amiotrófica deve ser confirmada através de eletroneuromiografia, pois a paciente apresenta sintomas compatíveis e encontra-se na faixa etária e sexo de maior risco para esta doença.
E) os sintomas prévios com regressão espontânea podem ter sido causados por ataques isquêmicos transitórios e os sintomas atuais podem ser novos eventos vasculares, devendo-se fazer ressonância nuclear magnética com difusão para confirmar o diagnóstico.

45. Em relação à siringomielia, é correto afirmar:
A) caracteristicamente, há acometimento da sensibilidade tátil e vibratória e da propriocepção pela lesão dos fascículos grácil e cuneiforme, enquanto a sensibilidade termoalgésica é normal pois o tracto espino-talâmico está preservado.
B) a arreflexia é uma característica essencial causada pela interrupção das vias aferentes dos reflexos na substância cinzenta medular.
C) a paresia que ocorre em todos os grupos musculares abaixo da lesão deve-se à lesão das fibras do tracto corticoespinhal.
D) raramente, há acometimento bulbar (siringobulbia) associado, que causa basicamente uma síndrome cerebelar pela lesão dos tractos espino-cerebelares.
E) a amiotrofia e as alterações tróficas acometem todo corpo abaixo do nível da lesão e são complicações raras.

46. Acerca dos tumores espinhais, é correto afirmar:
A) entre os tumores extradurais, os mais comuns são, nessa ordem, os neurinomas, meningeomas e plasmocitoma.
B) os tumores intramedulares são os tumores espinhais mais frequentes, seguidos pelos extradurais e intradurais extramedulares, respectivamente.
C) as metástases são geralmente extradurais e entre os sítios de tumor primário mais comuns estão pulmão, mama, próstata e linfoma.
D) os astrocitomas medulares são de baixo grau, não existindo relato de astrocitomas medulares de alto grau.
E) os ependimomas medulares acometem principlamente crianças na primeira década de vida e têm um prognóstico ruim.

47. Paciente de 08 anos inicia ataxia de marcha e incoordenação de instalação insidiosa. Realizada tomografia de crânio que mostrou lesão hemisférica cerebelar isodensa que capta de maneira homogênea o contraste e apresenta calcificações e um pequeno cisto. A ressonância nuclear magnética mostra lesão hipointensa em T1 e hiperintensa em T2 com o mesmo padrão de captação do contraste. O paciente foi submetido a tratamento cirúrgico e o laudo histopatológico da lesão revelou áreas compactas de astrócitos bipolares associados a fibras de Rosenthal e áreas de astrócitos frouxamente agregados associados a corpos granulares e microcistos.Adescrição deste caso é compatível com o diagnóstico de:
A) meningioma.
B) meduloblastoma.
C) astrocitoma low grade (grau II da OMS).
D) astrocitoma pilocítico.
E) tumor dermoide.

48. Sobre a neurofibromatose tipo I (Doença de Von Recklinghausen), é correto:
A) os tumores intracranianos mais comuns associados a ela são os astrocitomas e os meningiomas que podem ser únicos ou multicêntricos.
B) a presença de gliomas ópticos, que raramente são quiasmáticos, é característica desta doença.
C) diferencia-se da neurofibromatose tipo II, principalmente, pelos múltiplos schwanomas das raízes nervosas, ausentes no tipo II.
D) os schwanomas bilaterais do VIII nervo craniano são um de seus critérios diagnósticos.
E) ocorre devido a uma mutação no cromossomo 22q12.2.

49. Homem na sexta década de vida sofre queda de moto e é levado ao pronto socorro. Durante sua avaliação inicial, foram realizadas sedação e intubação orotraqueal e notou-se que o paciente estava hipotenso (PA= 80x60 mmHg) e bradicárdico (FC – 48 bpm), com pouca resposta à reposição de volume. O paciente tinha fratura exposta de tíbia e fíbula à direita e lesões contusas em couro cabeludo e face (estava sem capacete) e também no tórax e região cervical posterior. As bulhas cardíacas estavam normofonéticas e ausculta pulmonar, com roncos esparsos. A hipótese diagnóstica mais provável e a melhor conduta para este caso são:
A) trata-se de choque hemorrágico pelas fraturas expostas e a reposição volêmica não ajuda pois a perda excede a reposição. O paciente deverá ser levado ao centro cirúrgico para redução e fixação das fraturas.
B) o paciente provavelmente tem alguma história de cardiopatia prévia, o que justifica o choque e a bradicardia, e uma boa anamnese deverá ser colhida com a família.
C) o traumatismo craniano é a provável causa do choque e bradicardia, tratando-se de resposta fisiológica à hipertensão intracraniana (reflexo de Cushing). Deve-se iniciar manitol 20% 2g/Kg EV e fazer uma tomografia de crânio com urgência.
D) a causa provavelmente é trauma torácico. Deverá ser feito imediatamente raio x simples de tórax para procura de hemopneumotórax que explicariam a instabilidade hemodinâmica e realização de eletrocardiograma para procura de sinais de tamponamento pericárdico.
E) apesar da dificuldade em avaliar a função motora devido à sedação, deve-se pensar em traumatismo raquimedular. Pensando em choque medular, devem-se iniciar aminas para estabilização hemodinâmica e realizar exames de imagem para confirmação do diagnóstico.

50. Sobre a síndrome do túnel do carpo é verdadeiro:
A) acomete principalmente homens por volta da sexta década de vida e tem entre os fatores de risco diabetes, trauma local e obesidade.
B) caracteristicamente, o paciente é acordado à noite com dor na mão e, durante o dia, atividades como segurar um jornal para lê-lo podem evocar a dor.
C) os dedos que mais sofrem com a disestesia são o quarto e o quinto, devido à distribuição do nervo mediano a esses dedos.
D) na eminência hipotenar da mão pode-se notar atrofia assim como nos músculos lumbricais e interósseos.

E) na eletromiografia os achados são pouco elucidativos e dificilmente distinguem a síndrome do túnel do carpo de outras neuropatias periféricas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será aprovado após moderação.
Obrigada pela contribuição!