sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Questões de Neurocirurgia: Pró Saúde - 2010



A cisterna quadrigeminal compreende o espaço que corresponde à região pineal. Com relação aos limites e à anatomia dessa região, julgue os itens a seguir.
91. A placa quadrigeminal está localizada no centro da parede anterior da cisterna.
92. Na linha média, a parede posterior rostral ao colículo é formada pela glândula pineal.
93. Abaixo do colículo, a cisterna estende-se para a fissura cerebelomesencefálica.
94. O teto da cisterna é formado apenas pela superfície inferior do esplênio.

A avaliação do diâmetro e do padrão pupilar é de extrema importância ao exame neurológico acurado. Acerca desse exame e dos achados que podem ser obtidos com a sua realização, julgue os itens que se seguem.
95. A pupila de Marcus-Gunn é encontrada quando, no exame, é mais reativa a luz ao reflexo direto, e menos ao reflexo consensual.
96. A pupila Tonica, (pupila de Adie) é dilata e encontrada em lesões das fibraspós ganglionares parassimpáticas.
97. A pupila de Argyl-Robertson promove constrição à convergência e ausência de resposta à luz.
98. A pupila de Hoorner resulta de lesão de fibras parassimpáticas pupilomotoras.
99. Os achados associados à pupila de Horner incluem entre outros, miose, anidrose, hiperemia ocular e enoftalmia.

Uma senhora de 50 anos de idade e quadro de apatia há um mês, evolui com desorientação e déficit focal em dimídio esquerdo. A tomografia computadorizada de crânio mostrou uma lesão frontal à direita, arredondada, com cerca de 2cm de diâmetro, captação periférica em anel e grande efeito de massa. Com relação ao caso citado, julgue os itens a seguir:
100. A lesão corresponde a um meningioma.
101. No meningioma localizado na asa do esfenóide, a craniotomia pterional é a abordagem clássica para retirada desse tumor.
102. A ressonância magnética com espectroscopia, realizada nessa paciente, permite diferenciar um tumor de uma radionecrose.
103. A monitorização da pressão intracraniana dessa paciente não se faz necessária para controle pós-operatório dos meningiomas com muito edema cerebral.
104. Se a paciente tiver história previa de neoplasia, a hipótese mais provável será de metástase.

Infecções decorrentes de procedimentos neurocirúrgicos são complicações graves e potencialmente letais. Acerca desse tema, julgue os seguintes itens.
105. A prevalência de meningite pós-operatória em cirurgias limpas com profilaxia adequada, é cerca de 0,5%. Quando a profilaxia não é feita, os índices podem atingir 2%.
106. A inoculação de bactérias durante o ato cirúrgico representa o principal meio de contaminação. Outras formas incluem disseminação hematogênica, especialmente em pacientes com longos períodos de internação.
107. A maioria das fístulas liquoricas pós-traumáticas, apresentam resolução espontânea em quatro semanas, sendo indicado, pelo elevado risco de infecção, o uso rotineiro de antibioticoterapia venosa.

A respeito do estado de mal epilético, julgue os itens a seguir:
 108. O estado de mal epilético é uma condição comum da epilepsia crônicas e das lesões cerebrais agudas, ocorrendo mais freqüentemente em crianças e idosos.
109. O estado de mal epilético convulsivo generalizado é o tipo menos comum e menos grave.
110. Uma das causas mais freqüentes para o estado de mal epiléptico é o nível plasmático baixo da medicação epiléptica.
111. A associação de fenobarbital e benzodiazepínico não aumenta o risco de depressão respiratória.

Paciente do sexo feminino com 54 anos de idade, paraplégica e com antecedentes de mastectomia há dois anos, demonstrou, em investigação radiológica, uma lesão metastática na coluna torácica. Com relação ao caso clinico em questão, julgue os itens que se seguem.
112. Embora os pacientes com doença de base controlada, com déficit progressivo e pouco tempo de paraplegia, apresentem melhora temporária da sintomatologia, haverá pouco impacto na taxa de sobrevida da paciente em questão, se ela for submetida a tratamento cirúrgico.
113. Caso sejam encontradas metástases em múltiplos órgãos, essa paciente deverá ser submetida a tratamento cirúrgico.
114. Em pacientes com metástases na coluna vertebral, como a paciente em questão, a origem delas é primariamente de câncer de mama, pulmão, sistema hematopoiético e próstata.
115. A radioterapia é indicada nos casos de pacientes com câncer de mama e próstata, mas sem anormalidades estruturais da coluna vertebral.
116. Para pacientes em apreço, técnicas para alivio da dor, como rizotomia e cordotomia, podem ser empregadas no tratamento da dor pós-cirurgica descompressiva para a metástase.

Julgue os itens a seguir, relativos a adenoma hipofisário:
117. Os adenomas hipofisários clinicamente não funcionantes, são assim denominados por não apresentarem produção de secreção hormonal.
118. Na patologia convencional, a maioria dos edenomas não funcionantes é secretora do tipo cromófobo, embora apresentem, na microscopia eletrônica e na imunoistoquímica, grânulos secretórios com conteúdo hormonal variado.
119. A diferenciação entre adenoma gonadotrófico e adenomas de células nulas verdadeiras pode ser feita pela pesquisa de SF-1 fator de transcrição gonadotrófico específico facilmente identificável na imunoistoquímica.
120. O significado da maioria das alterações moleculares encontradas nos adenomas não funcionantes está, provavelmente, relacionado a fenômenos secundários no processo de tumoregênese hipofisária, e não a eventos verdadeiramente patogênicos.

Certo
Errado


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será aprovado após moderação.
Obrigada pela contribuição!