domingo, 27 de março de 2016

Proposta de acolhimento III

"A característica de uma alma educada é
 saber acolher um pensamento sem aceitá-lo."
Aristóteles

Ação III: Intervenção do educador físico junto à ESF e junto à população.
Profissional: Educador físico e médico
Proposta: O educador físico terá dois grupos: o da população e o de funcionários da unidade.
Método: Junto ao grupo de funcionários, o educador físico ensinará exercícios que visam a redução do stress laboral. Todos os funcionários serão convidados a realizar e a também a ensinar, no ato da visita domiciliar, tal conhecimento à população. Uma vez que, a saúde do trabalhador também é visada no trabalho da unidade.
O educador físico também deverá possuir o grupo de atividade física do NASF que pode realizar caminhadas, artes marciais, exercícios aeróbicos, dentre outros.
É importante que mediante a abordagem do grupo, uma palestra de apresentação seja efetuada.
Em tal circunstância, deverá se explicitar a importância da consulta médica na avaliação clínica pré-participação esportiva que é fundamental antes do início de qualquer atividade física, conforme as diretrizes de medicina do esporte.
O médico e o educador físico, poderão fazer uma abordagem em conjunto. Enquanto o educador físico informa ao grupo a importância da avaliação, o médico já realiza a emissão de pedido de ECG de repouso e colhe os dados de exame clínico.
É importante explicar também que só alguns exames são necessários, pois, o Ecodoplercardiograma e o teste de esforço só são solicitados em caso de alteração, tal como sintomatologia vigente, e em dados sugestivos de alterações cardiovasculares.
Tal iniciativa é importante, pois descarta o pedido de exames desnecessários, o que é medida que onera o sistema.
A ação proposta, evidenciará, que assim como o remédio, a atividade física deve ser prescrita em determinada dose, respeitando as dificuldades e limitações de cada indivíduo, de forma a aumentar o benefício resultando da prática e minimizando os riscos inerentes à mesma.


Todas as medidas acima denotam o trabalho em grupo, a preocupação com a saúde integral, de forma a melhorar a acolhida da população, uma vez que aproxima o profissional da população e que promove a educação em saúde. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será aprovado após moderação.
Obrigada pela contribuição!