domingo, 27 de março de 2016

Conceituação de Saúde Coletiva

"Esnobar é exigir café fervendo e deixar esfriar."
Millor Fernandes


Considerando que o conceito de saúde coletiva implica em práticas sanitárias de caráter social advindas da instauração do SUS, considero que o contato que tenho tido com a temática por intermédio do curso de pós-graduação tem impactado de forma benéfica no que tange à prática profissional.
Observando a condição atual do país que além da prevalência das endemias conta com surtos recentes de Zica vírus, febre Chikungunya transmitidos pelo vetor Aedes aegypti consigo denotar ainda mais a importância das medidas de prevenção. Uma vez que o vetor é o transmissor do Dengue, patologia que possui formas graves como o Dengue hemorrágico, já deveria ter sido controlado erradicando a patologia. As falhas na prevenção pública culminam em quadros ainda mais graves o onerosos para os setores privado e estatal.
Cito que o controle implica em utopia, porque a saúde coletiva não recebe a devida atenção e a devida verba para implementação das medidas avaliadas como padrão ouro de profilaxia. Não consiste em utopia infundada uma vez que patologias já foram erradicadas com base em medidas efetivas de saúde pública.
A saúde coletiva abrange áreas importantes como o controle de vigilância sanitária que avalia desde o controle de hemoderivados até presença de principio ativo em medicações, e, devido a abrangência significativa, sofrem com sobrecarga de trabalho e recursos limitados.
As mudanças recentes na área são importantes e numerosas, e vão desde a retirada de lotes de Fenitoína e Nimesulida do mercado até os programas de valorização dos funcionários da atenção primária.

O estudo da temática e a ampliação das áreas de atuação da saúde coletiva geram um conhecimento mais maduro, mais elaborado e mais crítico acerca da realidade nacional. E, só por intermédio do senso crítico, do apontamento das falhas é que são geradas hipóteses que comprovadas geram o progresso e a transformação do sistema. Afinal, nas palavras de George Bernard Shaw: “Não há progresso sem mudança. E, quem não consegue mudar a si mesmo, acaba não mudando coisa alguma.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será aprovado após moderação.
Obrigada pela contribuição!