domingo, 27 de março de 2016

Estratégia de Saúde da Família

"O tempo deixa perguntas, mostra respostas, esclarece dúvidas,
 mas, acima de tudo, o tempo traz verdades."


Atividade Proposta

Você, enquanto membro da Equipe de Saúde da Família terá que esquematizar propostas de ação e educação em saúde para esta população a partir do diagnóstico levantado pelo Agente Comunitário de Saúde (ACS).


Para facilitar a definição destas ações responda as questões abaixo:

1 - Quais os fatores sociais, culturais, familiares que determinam o perfil epidemiológico desta população neste território?

RESPOSTA
Os dados sugerem que a população citada sofre de anemia ferropriva, uma vez que a anemia por deficiência de ferro é a mais comum doença nutricional do mundo, sendo resultante de perdas sanguíneas crônicas, perdas urinárias e absorção deficiente de ferro decorrentes da diminuição dos níveis plasmáticos insuficientes. A concentração plasmática de ferro insuficiente limita a eritropoese.
E, a população mais acometida possui um perfil de lactentes, menores de cinco anos e mulheres em idade fértil. É uma patologia mais incidente em países em desenvolvimento. Cita-se ainda a baixa ingesta de carnes em geral, aves e peixes.
As variáveis que culminam no quadro clínico são inúmeras, das quais ressalta-se: idade, sexo, estado fisiológico e altitude. Porém, as condições favoráveis à piora do quadro estão atreladas as condições sociais e econômicas de dificuldade financeira e de classe de renda mais baixa que culmina em alimentação inadequada tanto qualitativa quanto quantitativamente. Há ainda de se considerar a precariedade de saneamento ambiental.
Em relação a fatores culturais, a população de periferia urbana e área rural tem mais tendência a apresentar o quadro clinico, pois, possuem menos oportunidade de emprego, baixos salários, condições de habitação, educação e saúde piores o que aumenta a suscetibilidade.

2 - Quais os profissionais que devem estar envolvidos diante deste caso.

RESPOSTA
Diante do caso, todos os profissionais devem estar envolvidos. De forma geral, cita-se o ACS que deve fazer a triagem dos indivíduos do grupo de risco mediante a visita domiciliar.
A enfermeira deve estar envolvida de modo a marcar um atendimento coletivo precedido de uma palestra educativa.
O técnico de enfermagem deverá fazer a pré-consulta e a aferição do peso e da altura dos indivíduos do grupo.
 A nutricionista do NASF deverá calcular o IMC e colocar no gráfico os resultados de modo a dinamizar o atendimento em grupo.
O médico deverá solicitar os exames de modo a concluir a etapa da triagem.
O farmacêutico deverá explicar a forma de aquisição da medicação quando constatada a anemia carencial e ainda explicar o modo de uso e de acondicionamento da mesma.
Novamente o ACS deverá acompanhar os indivíduos para ver se estão fazendo a terapêutica a contento.
É importante entender que toda ação depende de um bom trabalho de todos os membros da equipe, pois cada um dos membros é parte do sucesso final. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será aprovado após moderação.
Obrigada pela contribuição!