domingo, 27 de março de 2016

Recrutamento Eficaz

Gestão de pessoas em 
organizações públicas


Segundo Chiavenato a gestão de pessoas para atingir um recrutamento eficaz implica em recrutamento efetivo e uma seleção detalhada com posterior acompanhamento contínuo do desempenho obtido.
O recrutamento consiste no conjunto de procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente capazes para ocupar o cargo, com a qualificação pertinente para o mesmo. O recrutamento se inicia com o levantamento do perfil adequado do candidato, podendo ser interno ou externo. Sendo, que o interno busca o profissional na própria empresa, podendo ser por transferência ou promoção. O recrutamento externo busca o trabalhador no mercado.
            Cita-se como principais etapas de um recrutamento eficaz as fases do planejamento do recrutamento: pesquisa interna, planejamento de recursos humanos, pesquisa externa, técnicas de recrutamento.
            O processo completo pode ser descrito nos passos:
1.    Decisão de preenchimento de um cargo e requisição de pessoal.
2.    Definição do perfil da função: realizado junto ao contratador que descreve as qualificações necessárias para o preenchimento da vaga.
3. Elaboração do formulário de requisição de pessoal: requisitos pessoais, profissionais, nível de escolaridade.
4.    Escolha da forma de recrutamento: interno, externo, misto (direto ou indireto).  
5.    Divulgação da vaga: fazendo a escolha por intermédio do meio de comunicação mais acessível ao candidato (anúncio, cartazes, agencias de recrutamento, headhunters, internet).
6.    Recepção de currículos: determinar local, prazo para entrega dos mesmos.
7.    Assessment centers: objetiva reduzir erros na avaliação.
8. Triagem de currículos: avaliação do perfil do trabalhador mediante as necessidades já pré-estabelecidas.
9.    Avaliar a comprovação da titulação.
10. Avaliar cursos de formação.
Após os passos citados acima, deverá ser realizada a seleção comparativa e restritiva. Uma das técnicas de seleção consiste na entrevista. Os principais aspectos comportamentais que devem ser identificados no perfil do candidato são personalidade, caráter e motivação do candidato no ambiente laboral, bem como comunicação, liderança ou relacionamento interpessoal. É importante saber como o profissional lida com situações de trabalho baseando-se em situações hipotéticas ou futuras.
Justificativa: o caráter vai comprometer de forma positiva ou negativa todo o trabalho realizado. E, a motivação vai comprometer o cumprimento de metas e a produtividade, enquanto que a personalidade precisa ser compatível para que a tarefa possa ser realizada. São raros os trabalhos que dependem do indivíduo isolado, sendo necessário, portanto, averiguar o modo em que o sujeito responde aos colegas. A comunicação é virtude primordial em qualquer avaliação comportamental.


Referências Bibliográficas:
1.    CHIAVENATO, Idalberto. Recursos Humanos: o capital humano das organizações. 9. Ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.

2.    GIL, Antonio Carlos. Gestão de Pessoas: enfoque nos papéis profissionais. 1. Ed. São Paulo: Atlas, 2007.

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