domingo, 1 de outubro de 2017

DOENÇAS DESMIELINIZANTES DO SISTEMA NERVOSO CENTRAL


Introdução
As principais células do sistema nervoso central são os neurônios cuja porção central do corpo celular consiste no pericário a partir do qual são emitidos: dendritos e axônio. Nas vesículas do pericário estão os neurotransmissores (excitatórios e inibitórios). Os estímulos são recebidos pelos dendritos e comunicados por axônios. A estimulação feita pelo neurotransmissor ao neurônio seguinte caracteriza a sinapse.
A bainha de mielina envolve os axônios e acelera a propagação do estimulo elétrico.  Nos nervos periféricos a bainha é constituída pela célula de Schwann, e o SNC pelos oligodendrócitos. Axônios com lesão na bainha de mielina apresentam alterações funcionais.
Os astrócitos dão suporte mecânico e fornece energia a rede neural. As células da glia são células nervosas de origem embrionária que dão suporte anatômico e fisiológico aos neurônios.
São células da glia: 1. Oligodendrócito (bainha de mielina do sistema nervoso central). 2. Células de Schwann (bainha de mielina do SNP) 3. Astrócito (conectado ao neurônio e pia-máter - transporta oxigênio, sais minerais e nutrientes).

Formação da bainha de mielina: 70% de lipídios, 30% de mielina e proteínas proteo-lipidicas. A função da mielina é isolar a resistência ao fluxo iônico em 5000 vezes. Nos nodos de Ranvier a membrana é 500 vezes mais permeável aos íons, logo, os nodos despolarizam.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será aprovado após moderação.
Obrigada pela contribuição!