“Viver é a coisa mais
rara do mundo.
A maioria das pessoas apenas existe.”
Oscar Wilde
O serviço de Pronto
Socorro objetiva a efetuação de atendimento de pacientes que estejam em quadros
de Urgência e Emergência.
Urgência e emergência
são termos amplamente usados na prática médica, e por sua incidência no dialeto
são proporcionalmente confundidos.
O quadro URGENTE é uma
situação que demanda assistência rápida, de modo a evitar complicações e
sofrimentos. São exemplos: dores abdominais, cólicas renais, dentre outros.
Em contrapartida, as
situações de EMERGENCIA se relacionam aos casos em que há risco iminente à
vida, sofrimento intenso ou risco de lesão permanente, sendo necessário
tratamento médico imediato. São emergências: parada cardiorrespiratória,
hemorragias significativas, infartos agudos.
Acontece que a cada
dez pessoas que procuram o serviço de pronto socorro, uma média de seis não são
casos de urgência; São casos que poderiam ser atendidos com hora marcada, em
consultórios e postos de saúde.
Tal condição é responsável
pelo aumento do tempo de espera para os casos que necessitam ser atendidos com
urgência. O que é complicado ainda mais pelo fato de que os casos mais graves
demandam mais tempo durante o atendimento.
Tentando melhorar a
situação nos serviços de Pronto Socorro, elaborou-se uma metodologia científica
que confere classificação de risco para os pacientes que buscam atendimento. A
metodologia foi denominada de Sistema de Triagem Manchester.
O sistema de
classificação de risco dispõe de 52 entradas, que classificam a gravidade e
codifica em cores que determinam a seqüência de atendimento.
Os quadros mais graves
são atendidos antes, pois, as pessoas podem morrer se não forem atendidas em
tempo zero.
A seqüência de
prioridades se dá conforme a tabela de tempo para o atendimento:
Cores da triagem |
Tempo de
atendimento
|
Em horas
|
Vermelho |
Zero
|
Zero
|
Laranja |
10
minutos
|
Zero
|
Amarelo |
60
minutos
|
Uma
|
Verde |
120
minutos
|
Duas
|
Azul |
240
minutos
|
Quatro
|
Sendo assim, a queixa de inúmeras pessoas quanto à demora do atendimento, já é prevista, pois, os casos que não implicam em emergência devem aguardar até que as emergências sejam resolvidas.
Ao procurar o serviço
de Pronto Socorro a pessoa deve:
1.
Levar a medicação de uso contínuo e se possível a
receita com a posologia.
2.
Levar a medicação que já foi usada para o quadro
3.
Informar o médico sobre a auto-medicação
4.
Levar o cartão de vacina (principalmente em caso de
mordedura de animais)
5.
Informar sobre patologias prévias
6.
Levar apenas um acompanhante (para diminuir a sensação
de superlotação e o risco de contaminação)
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