quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

P.S. EU TE AMO

“Viver é a coisa mais rara do mundo. 
A maioria das pessoas apenas existe.”
Oscar Wilde


O serviço de Pronto Socorro objetiva a efetuação de atendimento de pacientes que estejam em quadros de Urgência e Emergência.
Urgência e emergência são termos amplamente usados na prática médica, e por sua incidência no dialeto são proporcionalmente confundidos.
O quadro URGENTE é uma situação que demanda assistência rápida, de modo a evitar complicações e sofrimentos. São exemplos: dores abdominais, cólicas renais, dentre outros.
Em contrapartida, as situações de EMERGENCIA se relacionam aos casos em que há risco iminente à vida, sofrimento intenso ou risco de lesão permanente, sendo necessário tratamento médico imediato. São emergências: parada cardiorrespiratória, hemorragias significativas, infartos agudos.
Acontece que a cada dez pessoas que procuram o serviço de pronto socorro, uma média de seis não são casos de urgência; São casos que poderiam ser atendidos com hora marcada, em consultórios e postos de saúde.
Tal condição é responsável pelo aumento do tempo de espera para os casos que necessitam ser atendidos com urgência. O que é complicado ainda mais pelo fato de que os casos mais graves demandam mais tempo durante o atendimento.
Tentando melhorar a situação nos serviços de Pronto Socorro, elaborou-se uma metodologia científica que confere classificação de risco para os pacientes que buscam atendimento. A metodologia foi denominada de Sistema de Triagem Manchester.
O sistema de classificação de risco dispõe de 52 entradas, que classificam a gravidade e codifica em cores que determinam a seqüência de atendimento.
Os quadros mais graves são atendidos antes, pois, as pessoas podem morrer se não forem atendidas em tempo zero.
A seqüência de prioridades se dá conforme a tabela de tempo para o atendimento:
Cores da triagem
Tempo de atendimento
Em horas
Vermelho
Zero
Zero
Laranja
10 minutos
Zero
Amarelo
60 minutos
Uma
Verde
120 minutos
Duas
Azul
240 minutos
Quatro

Sendo assim, a queixa de inúmeras pessoas quanto à demora do atendimento, já é prevista, pois, os casos que não implicam em emergência devem aguardar até que as emergências sejam resolvidas.

Ao procurar o serviço de Pronto Socorro a pessoa deve:
1.      Levar a medicação de uso contínuo e se possível a receita com a posologia.
2.      Levar a medicação que já foi usada para o quadro
3.      Informar o médico sobre a auto-medicação
4.      Levar o cartão de vacina (principalmente em caso de mordedura de animais)
5.      Informar sobre patologias prévias
6.      Levar apenas um acompanhante (para diminuir a sensação de superlotação e o risco de contaminação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será aprovado após moderação.
Obrigada pela contribuição!