quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Questões de Neurocirurgia: FSCMP/PA


21. Rosa, com 23 anos de idade, compareceu ao ambulatório para avaliação de exames pré-nupciais a que foram submetidos ela e seu noivo. Constam nos resultados do noivo HBsAg + e AntiHBc IgG+ e AntiHBe+, e nos de Rosa AntiHBs +. Perguntada, Rosa revelou ter-se vacinado contra hepatite B, não estando certa de quantas doses utilizou.
Em face desse quadro hipotético, assinale a opção correta.
A Rosa não está imunizada, devendo utilizar dose de reforço.
B O noivo de Rosa tem hepatite B crônica com baixa replicação viral.
C Rosa contraiu hepatite B ao relacionar-se com o noivo.
D O noivo de Rosa encontra-se em fase aguda de hepatite B.
QUESTÃO 22
22. Um senhor com 42 anos de idade, tabagista (10 cigarros/dia), submeteu-se a avaliação de risco cardiológico. Nessa avaliação,
A a verificação de pressão arterial de 142 mmHg × 92 mmHg pode ser considerada normal e não representa riscos à saúde.
B creatinina sérica de 1,0 mg/dL deve ser considerada excessiva para a idade do examinado, colocando-o em risco de doença renal.
C o fato de o indivíduo examinado fumar até 10 cigarros por dia não é relevante, visto que altera pouco seu risco cardiovascular.
D caso o eletrocardiograma apresentasse hipertrofia ventricular esquerda — o maior marcador não-invasivo de risco cardiovascular —, deveria ser feito um ecocardiograma para maiores informações.
QUESTÃO 23
23. Uma senhora com 38 anos de idade foi conduzida ao pronto-socorro, com forte dor torácica à esquerda, acompanhada de desconforto respiratório que se iniciou de modo súbito pela manhã, ao fazer esforço para evacuar. Ela tem passagens anteriores pelo pronto-socorro por falta de ar de início súbito, ditos como bronquite, mas assim mesmo fuma cerca de 10 cigarros/dia. Raio X de tórax convencional supino apresentou imagens radiolúcidas em sulcos costofrênicos à esquerda. Com referência a esse quadro clínico hipotético, assinale a opção correta.
A A partir do laudo radiológico, é correto concluir que existe fratura patológica de arco costal à esquerda.
B O raio X de tórax é sugestivo de tromboembolismo pulmonar.
C Em face da clínica, do histórico e da avaliação radiográfica, é correto o diagnóstico de pneumotórax espontâneo.
D Um eletrocardiograma da paciente certamente apresentaria ondas T acentuadas e aumento de QRS em V1, V2 e V3, alterações sugestivas de insuficiência coronariana.
QUESTÃO 24
24. Uma paciente, acreditando-se gorda, utilizou medicação fornecida por amiga sua, que segundo referia, servia para emagrecer. Desejando resultados a curto prazo, ingeriu no dia de hoje 4 cápsulas. Refere palpitação e desconforto precordial. Sua freqüência cardíaca é de 160 bpm, ela está pálida e sudorréica, e seu ECG revela taquicardia sinusal. Avaliando-se a formulação por cápsula da medicação, constatou-se diazepam 2 mg, levotiroxina 25 mcg e furosemida 2,5 mg. Com relação ao quadro clínico hipotético acima, assinale a opção correta.
A A paciente encontra-se em quadro de taquicardia sinusal por crise tireotóxica farmacologicamente induzida.
B A paciente está com seu volume intravascular depletado, apresentando atividade simpática compensatória.
C A paciente apresenta reação paradoxal ao diazepam, com agitação, insônia e alterações cardiovasculares.
D Os dados descritos são compatíveis com o diagnóstico de intoxicação exógena por Vitrinallis sagrata, freqüentemente presente nas preparações semelhantes à do quadro em apreço.
QUESTÃO 25
25. Considere que um médico do serviço de emergência de um hospital geral, tenha em seu plantão um caso de óbito de uma paciente, que foi encontrada só em seu domicílio, desfalecida e levada ao pronto-socorro pelos vizinhos, que apenas a conhecem superficialmente pelo primeiro nome. Ela aparenta 40 anos de idade e apresenta apenas equimose em região frontal, provavelmente produzida pela queda. Nessa situação, o médico deve
A encaminhar o corpo ao serviço de anatomia patológica de seu hospital, para esclarecimento diagnóstico, acompanhado de solicitação de necropsia e sua justificativa.
B fazer-se signatário de declaração de óbito conjuntamente com duas pessoas idôneas que tenham levado a paciente ao hospital.
C comunicar o fato ao plantão policial, que encaminhará o corpo ao Instituto Médico Legal mediante relatório médico.
D obter dados em prontuário médico, mesmo que em outra entidade hospitalar, para concluir a causa mortis.
QUESTÃO 26
26. Com referência ao quadro de uma senhora com 68 anos de idade, referenciada à geriatria, que apresenta perda progressiva de peso por inapetência e isola-se em seu domicílio, assinale a opção correta.
A Uma abordagem voltada para valores passados que lhe possam ser familiares, associada à preservação da individualidade e a sua retirada temporária do meio social, contribuirá positivamente para a recuperação da paciente.
B Testes cognitivos não têm valor para dissociar quadro depressivo ou demencial de outras disabilidades peculiares à paciente.
C Quadros de insuficiência hepática sem outros indicadores clínicos no seu início, de comum associação com casos semelhantes ao descrito, devem ser considerados.
D O uso de antiinflamatórios não-esteroidais, anti-histamínicos e corticosteróides pode estar presente no quadro em apreço.
QUESTÃO 27
27. Uma paciente que se utiliza de amiodarona na dose de 300 mg/dia em decorrência de quadro de arritmia cardíaca, embora tenha seu quadro cardiológico estável, refere ganho de peso, edema em membros inferiores, constipação intestinal e amenorréia. Entre seus exames, observa-se TSH de 20 ng/dL. Nessa situação, deve-se
A diminuir a dose de amiodarona para 150 mg.
B associar tiroxina à amiodarona.
C suspender o uso de amiodarona.
D pesquisar tumor de hipófise, sugerido pelo quadro clínico.
QUESTÃO 28
28. Um paciente hipertenso, que está sob acompanhamento ambulatorial, alega que, após ter iniciado medicação com enalapril 5 mg por duas vezes ao dia passou a apresentar episódio de desconforto respiratório noturno precedidos por tosse improdutiva. Nessa situação, deve-se
A associar diuréticos ao tratamento, prevenindo a congestão pulmonar provocada pelo decúbito.
B substituir a medicação por captopril 25 mg, 2 vezes/dia.
C iniciar o uso de betabloqueadores em substituição ao enalapril.
D tratar quadro de refluxo gastroesofágico possivelmente induzido pela medicação.
QUESTÃO 29
29. Acerca das diretrizes e normas para a prevenção e o controle das infecções hospitalares, assinale a opção correta.
A A comissão de controle de infecção hospitalar (CCIH) de um hospital deverá ser composta por profissionais da área de saúde, de nível superior, formalmente designados, estando os hospitais com número de leitos igual ou inferior a 70 isentos de manter CCIH.
B Infecção hospitalar é aquela adquirida após a admissão do paciente e que se manifeste durante a internação ou após a alta, quando puder ser relacionada com a internação ou com procedimentos hospitalares.
C São recomendados os métodos de busca ativos de coleta de dados para vigilância epidemiológica das infecções hospitalares apenas quando existam evidências de subnotificacão nos dados analisados.
D Um dos membros executores das diretrizes e normas estabelecidas pela CCIH de um hospital deve ser, preferencialmente, um farmacêutico.
QUESTÃO 30
30. A profilaxia antimicrobiana, controversa em diversos aspectos, tem, em outros, consensos aceitos universalmente. Com referência a esse assunto, assinale a opção correta.
A Todos os pacientes neutropênicos devem receber antibioticoterapia de largo espectro ao iniciarem febre, mesmo sem outros sinais de infecção, preferencialmente monoterapia com ceftazidima ou imipenem.
B A penicilina G benzatina é eficaz na dose de 1.200 UI IM a cada 15 dias na profilaxia da febre reumática.
C As crianças expostas a difteria devem ser mantidas com ampicilina 500 mg 4 vezes ao dia para profilaxia.
D A quimioprofilaxia da meningoencefalite meningocócica é feita com azitromicina 500 mg/dia em dose única diária por 5 dias.
QUESTÃO 31
31. Um recém-nascido foi submetido a uma cirurgia para a colocação de uma derivação ventrículo-peritoneal (DVP). Passados trinta dias da cirurgia, o recém-nascido desenvolveu um quadro de vômitos, com febre e abaulamento da fontanela anterior. Nessa situação, para o quadro apresentado pelo recém-nascido trinta dias após a referida cirurgia, o diagnóstico mais provável é de
A desconexão do cateter ventricular.
B desconexão do cateter peritoneal.
C ventriculite estafilocócica.
D espinha bífida oculta.
QUESTÃO 32
32. Assinale a opção que apresenta a principal via de condução do estímulo doloroso.
A trato córtico-espinhal
B trato espinotalâmico lateral
C trato rubro-espinhal
D fascículo cuneiforme
QUESTÃO 33
33. As artérias que fazem parte da circulação anterior incluem a artéria
I comunicante anterior.
II oftálmica.
III pericalosa.
IV calcarina.
A quantidade de itens certos é igual a
A 1. B 2. C 3. D 4.
QUESTÃO 34
34. As causas de hiperprolactinemia incluem o(a)
I prolactinoma.
II hipertireoidismo.
III estresse.
IV uso de neurolépticos.
A quantidade de itens certos é igual a
A 1. B 2. C 3. D 4.
QUESTÃO 35
35. Na cirurgia para o tratamento da dor, os procedimentos considerados ablativos não incluem
A cingulotomia.
B DREZ.
C cordotomia.
D estimulação cerebral profunda.
QUESTÃO 36
36. A presença de corpos psamomatosos na histologia de um meningeoma intracraniano é sugestiva da variedade
A transicional.
B fibroblástica.
C sincicial.
D angiomatosa.
QUESTÃO 37
37. Na síndrome cordonal anterior da medula, ocorre, geralmente,
A paralisia isolada de membros superiores.
B preservação da propriocepção.
C paraparesia isolada.
D preservação da sensibilidade dolorosa.
QUESTÃO 38
38. Uma senhora de 47 anos de idade, hipertensa e tabagista, foi admitida no pronto-socorro com quadro de cefaléia súbita e intensa, seguida de vômitos e perda da consciência. Ao exame, estava sonolenta, apresentando rigidez de nuca 4+/4. Assinale a opção que apresenta diagnóstico mais provável para o quadro clínico acima descrito.
A hemorragia subaracnóidea espontânea
B enxaqueca acompanhada
C hipertensão intracraniana
D encefalopatia hipertensiva
QUESTÃO 39
39. O aspecto tomográfico compatível com hematoma extradural agudo é o de uma imagem de
A lente côncavo-convexa hiperdensa.
B lente biconvexa hiperdensa.
C pontos hiperdensos em núcleos da base.
D dilatação ventricular.
QUESTÃO 40
40. A lesão grave de nervo periférico, acompanhada de degeneração walleriana e de recuperação espontânea impossível, é denominada
A neuropraxia.
B axonotmese.
C epineurólise.
D neurotmese.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será aprovado após moderação.
Obrigada pela contribuição!