"O trabalho é o encontro com o que há
de mais forte no ser humano."
Glória Perez
Segundo Chiavenato a gestão
de pessoas para atingir um recrutamento eficaz implica em recrutamento efetivo
e uma seleção detalhada com posterior acompanhamento contínuo do desempenho
obtido.
O recrutamento consiste no
conjunto de procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente capazes
para ocupar o cargo, com a qualificação pertinente para o mesmo. O recrutamento
se inicia com o levantamento do perfil adequado do candidato, podendo ser
interno ou externo. Sendo, que o interno busca o profissional na própria
empresa, podendo ser por transferência ou promoção. O recrutamento externo
busca o trabalhador no mercado.
Cita-se como principais etapas de um
recrutamento eficaz as fases do planejamento do recrutamento: pesquisa interna,
planejamento de recursos humanos, pesquisa externa, técnicas de recrutamento.
O
processo completo pode ser descrito nos passos:
1.
Decisão
de preenchimento de um cargo e requisição de pessoal.
2.
Definição
do perfil da função: realizado junto ao contratador que descreve as qualificações
necessárias para o preenchimento da vaga.
3.
Elaboração
do formulário de requisição de pessoal: requisitos pessoais, profissionais,
nível de escolaridade.
4.
Escolha
da forma de recrutamento: interno, externo, misto (direto ou indireto).
5.
Divulgação
da vaga: fazendo a escolha por intermédio do meio de comunicação mais acessível
ao candidato (anúncio, cartazes, agencias de recrutamento, headhunters,
internet).
6.
Recepção
de currículos: determinar local, prazo para entrega dos mesmos.
7.
Assessment
centers: objetiva reduzir erros na avaliação.
8.
Triagem
de currículos: avaliação do perfil do trabalhador mediante as necessidades já
pré-estabelecidas.
9.
Avaliar
a comprovação da titulação.
10. Avaliar cursos de formação.
Após os passos citados
acima, deverá ser realizada a seleção comparativa e restritiva. Uma das
técnicas de seleção consiste na entrevista. Os principais aspectos
comportamentais que devem ser identificados no perfil do candidato são
personalidade, caráter e motivação do candidato no ambiente laboral, bem como
comunicação, liderança ou relacionamento interpessoal. É importante saber como
o profissional lida com situações de trabalho baseando-se em situações
hipotéticas ou futuras.
Justificativa: o caráter vai
comprometer de forma positiva ou negativa todo o trabalho realizado. E, a
motivação vai comprometer o cumprimento de metas e a produtividade, enquanto
que a personalidade precisa ser compatível para que a tarefa possa ser
realizada. São raros os trabalhos que dependem do indivíduo isolado, sendo necessário,
portanto, averiguar o modo em que o sujeito responde aos colegas. A comunicação
é virtude primordial em qualquer avaliação comportamental.
Referências Bibliográficas:
1.
CHIAVENATO, Idalberto. Recursos Humanos: o capital humano das
organizações. 9. Ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.
2.
GIL, Antonio Carlos. Gestão de Pessoas: enfoque nos papéis
profissionais. 1. Ed. São Paulo: Atlas, 2007.
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