sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Papel do gestor de pessoas

"A experiência é uma chama que só ilumina queimando."
Benito Perez Galdós

O que há de mais significativos nos setores de produção consiste no patrimônio humano, nos grupos. E, grupos que pretendem crescer e se desenvolver precisam de líderes, pessoas que estejam a frente de modo a dividir tarefas, ajustando os indivíduos nas tarefas conforme a demanda. Os líderes são os gestores de pessoas. O gestor de pessoas deve respeitar e confiar na equipe, cumprimentando os colaboradores, sendo polido de modo a desenvolver o relacionamento interpessoal baseado em princípios éticos com convívio pacífico.
O gestor de pessoas deve planejar as ações, determinando o que será executado, bem como a sequência de execução elucidando as etapas do que deve ser realizado e o momento mais propício para a realização das tarefas.
Tal trabalho evita a sobrecarga de serviço, delega funções, define metas. Designando a pessoa certa para cada tarefa, aumenta-se a chance de sua efetivação com louvor.
Cabe ao gestor de pessoa motivar a equipe, ser otimista e dar o retorno, o “feedback” elogiando o que é bem feito, incentivando a melhoria e buscando excelência. Esse trabalho encontra consonância com o setor de recursos humanos, um segmento cada dia mais valorizado em empresas de médio e grande porte, com ênfase no recrutamento de pessoal e em atividades que objetivam melhoria de rendimentos. Atualmente, a gestão de pessoas possui bases cientificas, com especialização na área de gestão de pessoas e liderança, porém os gestores de pessoas não se encontram apenas nos setores de recursos humanos, mas também em todo cargo de liderança empresarial.
O trabalho feito pelo gestor favorece o desenvolvimento humano, afinal, quando o trabalhador desenvolve, a empresa desenvolve-se em consequência mediante ao aumento de assertividade do indivíduo.
Com a crescente competição do mercado, e com o desenvolvimento relâmpago de novas tecnologias a gestão estratégica de pessoas deve rever e renovar a atuação, de modo a satisfazer as necessidades dos indivíduos para obter vantagem competitiva para a empresa. 
O principal papel do gestor de pessoas consiste em sistematizar as organizações, e motivar os profissionais de forma que os indivíduos possam alcançar seus objetivos pessoais e os da empresa. Outro ponto a ser evidenciado consiste no planejamento estratégico, articulando os objetivos, e administrando as situações que ocorrem dentro do âmbito organizacional.
Muitos são os que consideram que a motivação não dura, que a gestão de pessoas não tem relevância, em contrapartida, cita-se o exemplo do banho. Assim como a motivação, o banho não dura, e é por isso que ele é recomendado diariamente. Porque, o desempenho de uma empresa é baseado em solução de problemas. Mas, se há um problema, há solução.
A gestão de pessoas não é um caminho novo, não há caminhos novos, mas é uma nova forma de caminhar, e, por vezes, tropeça-se em pedras pequenas, porque as grandes são visíveis a todos, mas a falta de motivação, a sequência de execução de tarefas, a distribuição das mesmas pode ser o detalhe que resulta no diferencial, o diferencial que determina o sucesso.

Superar o fácil não tem mérito, é obrigação. Vencer a dificuldade é o resultado de um bom trabalho de quem gere pessoas. 

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