"A experiência é uma chama que só ilumina queimando."
Benito Perez Galdós
O que há de mais significativos
nos setores de produção consiste no patrimônio humano, nos grupos. E, grupos que
pretendem crescer e se desenvolver precisam de líderes, pessoas que estejam a
frente de modo a dividir tarefas, ajustando os indivíduos nas tarefas conforme
a demanda. Os líderes são os gestores de pessoas. O gestor de pessoas deve
respeitar e confiar na equipe, cumprimentando os colaboradores, sendo polido de
modo a desenvolver o relacionamento interpessoal baseado em princípios éticos
com convívio pacífico.
O gestor de pessoas deve
planejar as ações, determinando o que será executado, bem como a sequência de
execução elucidando as etapas do que deve ser realizado e o momento mais
propício para a realização das tarefas.
Tal trabalho evita a
sobrecarga de serviço, delega funções, define metas. Designando a pessoa certa
para cada tarefa, aumenta-se a chance de sua efetivação com louvor.
Cabe ao gestor de pessoa
motivar a equipe, ser otimista e dar o retorno, o “feedback” elogiando o que é
bem feito, incentivando a melhoria e buscando excelência. Esse trabalho
encontra consonância com o setor de recursos humanos, um segmento cada dia mais
valorizado em empresas de médio e grande porte, com ênfase no recrutamento de
pessoal e em atividades que objetivam melhoria de rendimentos. Atualmente, a
gestão de pessoas possui bases cientificas, com especialização na área de
gestão de pessoas e liderança, porém os gestores de pessoas não se encontram
apenas nos setores de recursos humanos, mas também em todo cargo de liderança empresarial.
O trabalho feito pelo gestor
favorece o desenvolvimento humano, afinal, quando o trabalhador desenvolve, a
empresa desenvolve-se em consequência mediante ao aumento de assertividade do
indivíduo.
Com a crescente competição
do mercado, e com o desenvolvimento relâmpago de novas tecnologias a gestão
estratégica de pessoas deve rever e renovar a atuação, de modo a satisfazer as
necessidades dos indivíduos para obter vantagem competitiva para a
empresa.
O principal papel do gestor
de pessoas consiste em sistematizar as organizações, e motivar os profissionais
de forma que os indivíduos possam alcançar seus objetivos pessoais e os da
empresa. Outro ponto a ser evidenciado consiste no planejamento estratégico,
articulando os objetivos, e administrando as situações que ocorrem dentro do
âmbito organizacional.
Muitos são os que consideram
que a motivação não dura, que a gestão de pessoas não tem relevância, em
contrapartida, cita-se o exemplo do banho. Assim como a motivação, o banho não
dura, e é por isso que ele é recomendado diariamente. Porque, o desempenho de
uma empresa é baseado em solução de problemas. Mas, se há um problema, há
solução.
A gestão de pessoas não é um
caminho novo, não há caminhos novos, mas é uma nova forma de caminhar, e, por
vezes, tropeça-se em pedras pequenas, porque as grandes são visíveis a todos,
mas a falta de motivação, a sequência de execução de tarefas, a distribuição
das mesmas pode ser o detalhe que resulta no diferencial, o diferencial que
determina o sucesso.
Superar o fácil não tem
mérito, é obrigação. Vencer a dificuldade é o resultado de um bom trabalho de
quem gere pessoas.
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