sábado, 14 de novembro de 2015

Hérnia Lombar


·         Geralmente entre L4-L5 e entre L5-S1, comprimindo as raízes L5 e S1, respectivamente.
·         A hérnia lombar apresenta apenas manifestações radiculares (radiculopatias).

·         Diagnóstico: dor lombar após ou não de esforço, que não melhora de forma comum; irradiação para as pernas ou não, que piora aos esforços e em especial em atitude de extensão/lateralização para o lado da dor, dificuldade à marcha, alteração de sensibilidade para as pernas (parestesias) e de sua capacidade ou potência muscular (paresia), instabilidade da coluna, travamento, atitude antálgica, lateral ou inflexão.
·         No paciente idoso, a fase da lombalgia pode ser rápida ou ausente e a dor ciática pode ser o primeiro sintoma.

·         Quadro Clínico
o   Curva lordótica lombar normal pode desaparecer
o   Parestesia MMII
o   ↓ força MMII
o   ↓ reflexos (patelar e aquileu)
o   Dor lombar que se exacerba na extensão da coluna e alivia-se na flexão lenta e irradia-se para MMII - lombociatalgia
o   O quadro doloroso lombar pode perdurar por dias, semanas ou meses, até que aconteça uma dor forte, geralmente em fisgada ou choque, irradiando-se para um dos MMII no trajeto do nervo ciático: região posterior da coxa e panturrilhas.
o   A dor piora com o aumento da pressão sobre o disco, ou seja, com a deambulação, a mudança de posição (decúbito dorsal - ↑ lordose - ↑ dor) ou o aumento da pressão no canal raquidiano com manobras de Valsalva (tosse, espirro, sexo, defecação, etc). Fator de melhora: decúbito lateral.

·         Síndrome da cauda eqüina
o   Várias radiculopatias lombossacrais podem ocorrer com a protrusão de um disco comprimindo as raízes durante seu trajeto para a cauda equina (principalmente L4/L5)
o   Radiculopatia em L5 ou S1: associada com dor lombar e ciática
§  Lesão da raiz de L5 (L4-L5) ð queda do pé (= pé eqüino)
§  Lesão da raiz de S1 (L5-S1) ð ↓ força da flexão plantar e da eversão (paciente não consegue fazer dorso-flexão)
o   Dor insuportável
o   Radiculopatias em S2: geralmente são bilaterais, pois as fibras sacrais situam-se mais medialmente na cauda equina
o   Com o envolvimento das fibras sacrais, distúrbios da função da bexiga urinária (ex.: retenção urinária) e das alças intestinais são importantes complicações.

o   Essa síndome é uma indicação de cirurgia de urgência (única condição de urgência em hérnia) - é uma hérnia extrusa (LLP) → quanto mais tempo leva para operar, pior fica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será aprovado após moderação.
Obrigada pela contribuição!